Suíço estreou com vitória no ATP 500 da Basileia e terá que defender pontos de três títulos para superar perseguição de Djokovic pela liderança
Roger Federer tem uma parada duríssima ao final da temporada se quiser manter a liderança do ranking da ATP. Tudo porque o sérvio Novak Djokovic, rival na disputa, está a apenas 195 pontos de distância, e Federer terá que defender os pontos dos títulos do ATP 500 da Basileia, do Masters 1000 de Paris e do ATP Finals de Londres.
![]() |
Federer terá que conquistar novamente os títulos na Basileia, Paris e no ATP Finals |
"Ainda há muita coisa em jogo, mas preciso pensar em cada dia. É a única maneira de lidar com as próximas três semanas malucas. Além do suíço ter que vencer as três competições em questão, deverá torcer contra o desempenho de Djokovic, que defende poucos pontos em relação ao adversário.
Porém, Federer nega que tenha a obrigação de conquistar novamente os três torneios que jogará em 2012. "Não deveria ser meu objetivo agora ganhar os três torneios de novo. A meta é jogar aqui [Basiléia] e ver como fica. Acho que é possível, mas complicado. Tudo depende de como o calendário é, quem são seus adversários e se você tem chance de ir muito longe", avaliou.
Nessa temporada, Federer bateu o recorde de Pete Sampras em semanas no topo do ranking ao vencer pela sétima vez o torneio de Wimbledon, em julho. São 302 em que o campeão de 17 Grand Slams aparece acima de todos na tabela da entidade.
Redação
Publicado em 23/10/2012, às 10h39 - Atualizado em 01/07/2013, às 12h23