Rivais

Federer e Nadal fazem jogo de número 33 e disputam "final antecipada" na Austrália

Sem Djokovic do outro lado, quem vencer a semifinal tem grandes chances de levantar a taça em Melbourne


Melbourne (Austrália) - A má impressão deixada em 2013 fez com que Roger Federer não fosse considerado um dos principais favoritos pelos mais especialistas para vencer o Australian Open. Vale lembrar que o suíço vem testando uma nova raquete (de cabeça maior) nesse início de ano e, portanto, não havia certezas de sucesso a curto prazo. Mas cinco partidas depois, e já um dos quatro semifinalistas em Melbourne, o tenista, campeão de 17 Grand Slams, parece mais afiado e pronto para levantar a 18a taça de um Major.

Nessa quarta-feira, Federer despachou o britânico Andy Murray por 3 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/4, 6/7(6) e 6/3, e chega pela 11a vez consecutiva à semifinal do Aberto da Austrália. Por lá, o experiente jogador de 32 anos já venceu quatro vezes (2004, 2006, 2008 e 2010) e, em busca do quinto troféu, terá um obstáculo já bem conhecido - o espanhol Rafael Nadal, número 1 do mundo e contra quem perdeu 22 dos 32 jogos disputados.

Os últimos confrontos guardam grandes lembranças a Rafa, que levou a melhor nos quatro tira-teimas de 2013 - nas quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells, na final do Masters de Roma, nas quartas do Masters de Cincinnati, e na semifinal do ATP Finals. O último triunfo do suíço aconteceu em março de 2012, nas quartas de Indian Wells.

Em Grand Slams, a supremacia de Nadal é notável sobre Federer - são oito vitórias do espanhol contra duas do rival. Em Melbourne, Rafa venceu os dois confrontos diante do suíço, na final de 2009 e na semi de 2012.

Será que a confiança de Federer, capaz de fazer grandes jogadas como esta a seguir, é o suficiente para diminuir a freguesia para Nadal?

Ou será que Nadal, depois de passar pelo búlgaro Grigor Dimitrov nessa madrugada também em quatro sets, voltará a mostrar para Federer quem é o melhor da atualidade?

O espanhol, apesar de ter sofrido com bolhas na mão, realizou jogadas sensacionais na partida de quartas de final em Melbourne. Confira esta, que lhe valeu o segundo set!

Sem Novak Djokovic do outro lado da chave, eliminado por Stanislas Wawrinka nas quartas de final, tanto Federer quanto Nadal têm grandes chances de sair de Melbourne com o caneco. É, o que muitos dizem, a "final antecipada" do Australian Open.

Da redação

Publicado em 22 de Janeiro de 2014 às 16:32


Notícias Rafael Nadal Roger Federer Australian Open rivalidade jogo