Federer dispensa recorde de Sampras: "minha vida não vai mudar"


Na mesma entrevista em que declarou que acredita ter chances de voltar à líderança do ranking até o Aberto do EUA, o suíço Roger Federer afirmou que não é uma das suas prioridades bater o recorde de semanas como número 1, pertencente ao norte-americano Pete Sampras (286 semanas). 

Federer, que abocanhou 16 títulos de Grand Slam - sendo que o último caneco aconteceu no Aberto da Austrália em 2010 -, tem apenas uma semana a menos do recorde de "Pistol Pete", porém afirmou que sua vida não vai mudar caso ultrapasse o rival, que enfrentou uma vez pelo circuito profissional (Wimbledon/2001).

"Seria bom ter o recorde, mas minha vida está bem sem ele", declarou Federer. "Pete é meu amigo, não preciso quebrar todos os recordes dele. Se eu fizer tudo certo, terei recompensas. Se não, tudo bem", completou o suíço.

A última vez que Federer liderou o ranking da ATP aconteceu em junho de 2010, quando foi superado por Rafael Nadal. Em 2011, Novak Djokovic surpreendeu a todos e desbancou Rafa como líder hegemônico da entidade.

Outro recorde que Federer persegue é o número de títulos em Wimbledon, que mantém Sampras e o britânico William Renshaw, ambos possuem sete canecos no All England Club. Pete tem também a marca de maior número de temporadas consecutivas como número 1 (seis, de 1993 a 1998), contra quatro de Federer (2004 a 2007).

Além de voltar ser número um, Federer busca a conquista do 17º Grand Slam na carreira e estabelece prioridades para a temporada 2012, dentre elas os Jogos Olímpicos. "Claro que um Slam é uma prioridade, mas não é tudo ou eu não estaria em Dubai. Eu jogo 20 torneios por ano, não quatro. Há muitas prioridades, a Olimpíada é uma das maiores. Se um Slam vier até mim, ficarei contente. Estou trabalhando bastante e tomando as decisões certas. Espero ganhar mais um".

Da redação

Publicado em 27 de Fevereiro de 2012 às 10:13


Notícias