Futuro

"Federer ainda está vivo", afirma técnico de Nadal

Toni Nadal espera temporada difícil no próximo ano


A temporada de 2008 para Rafael Nadal foi fantástica. O espanhol confirmou a fama de "Rei do saibro" e conquistou o tetra campeonato em Roland Garros. De quebra, desbancou Federer em Wimbledon, onde o suíço vinha de cinco  títulos seguidos. Para confirmar a idolatria no país, ainda levou a medalha de ouro para Espanha na Olimpíada de Pequim. Agora, o grande desafio será manter a primeira posição e realizar uma boa temporada em 2009, onde terá muitos pontos para defender.

Toni acompanha Nadal em todos os torneios
Recentemente, o melhor tenista espanhol de todos os tempos recebeu o prêmio Príncipe das Astúrias, entregue à personalidade do ano no esporte, coroando sua ótima temporada. Toni Nadal, tio e técnico do jogador, se sentiu orgulhoso com a premiação do sobrinho, mas prefere analisar seu desempenho dentro das quadras. "Como treinador prefiro os títulos de Grand Slam", declarou ao jornal espanhol Marca.

Toni afirma que o próximo ano será muito difícil para o pupilo. Além de ter que defender muitos pontos no ranking, o tenista terá pela frente grandes nomes do tênis atual tentando desbancá-lo. O principal adversário de Nadal, segundo seu técnico, ainda será o seu maior rival nos últimos anos. "Federer ainda está ai. Provou isso no US Open", declarou.

O equilíbrio na briga pelas primeiras posições promete ser grande nas próximas temporadas. A nova geração surge com alguns nomes muito interessantes e esses jovens jogadores podem dificultar a vida do espanhol. Essa é a opinião de Toni Nadal, que já imagina grandes confrontos de seu tenista com os perigosos Juan Martin Del Potro, Novak Djokovic, Ernests Gulbis, Marin Cilic, Gael Monfils e Jo-Wilfred Tsonga. "É claro que espero um ano como este, mas as dificuldades serão muito maiores", analisou Toni.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 17 de Outubro de 2008 às 09:13


Notícias