Facilidade

Favoritos atropelam na estreia e espantam a 'zebra' do Aberto da Austrália

Os nove primeiros cabeças-de-chave do torneio masculino não perderam nenhum set na primeira rodada


www.atpworldtour.com
Recuperado, Jo-Wilfried Tsonga arrasou na estreia em Melbourne
Não foi apenas Rafael Nadal, que teve uma estreia tranquila no primeiro Grand Slam da temporada. Os grandes favoritos ao título arrasaram seus adversários na primeira rodada e os números mostram como a zebra passou longe da chave masculina neste começo de torneio. Dos dez primeiros cabeças-de-chave, apenas o décimo favorito, o argentino David Nalbandian, teve que disputar mais do que três sets para avançar à segunda rodada.

Os outros nove não deram chances e a quantidade de vitórias por lavada impressionou até mesmo o ex-tenista Fernando Meligeni, que comentou sobre isso em seu blog no UOL. "Não sei o que está acontecendo, tenho visto muitos jogos fáceis, jogos que acabam com os tops ganhando de 6/0 6/2 6/2 dos seus adversários, isso não é normal. Nunca acontecia isso. Não em tantos jogos", escreveu Meligeni em seu post desta terça-feira.

Os nove favoritos ao título disputaram 225 games e ganharam 157. Neste grupo, Andy Murray foi o que menos se desgastou com a desistência de Andrei Pavel. Já Roger Federer, mesmo sem enfrentar dificuldades, foi quem precisou disputar mais games para avançar à segunda rodada; foram 32 na partida do suíço.

Meligeni, que alcançou as semifinais de Roland Garros em 1999 e entende sobre o clima de um Grand Slam, comentou sobre os bastidores de um jogo que termina fácil e rápido. "Quando esses jogadores chegam ao vestiário e dizem o resultado todo mundo fica se perguntando o que aconteceu, é verdade que existe a possibilidade de um dos dois jogadores não jogar bem, mas em um Grand Slam todos entram em quadra sabendo que a coisa vai complicar, que o jogo de cinco sets tem muitas idas e vindas e que no mínimo um set complicado vai ter."

Agora, resta saber se esta superioridade vai continuar tão ressaltada a partir da segunda rodada, que começa a ser disputada hoje à noite.

Rodrigo Linhares

Publicado em 20 de Janeiro de 2009 às 16:38


Notícias