Desafio

Experiente, Soares alerta para frio russo e cobra preparação do time brasileiro da Davis

Duplista jogou favoritismo para o time europeu e avisou sobre clima no país; mineiro acredita que adaptação rápida é a chave para vitória


Clima russo é motivo de preocupação de Bruno Soares para os Playoffs da Copa Davis
O duplista Bruno Soares, titular desde que João Zwetsch assumiu o cargo de capitão da Copa Davis, lamentou o sorteio que colocou o Brasil diante da Rússia nos Playoffs do torneio por nações. A condição climática que a equipe brasileira encontrará é motivo de preocupação para o atleta natural de Belo Horizonte.

Marcelo Ruschel/POA Press
Soares é o mais experiente do time brasileiro e prevê dificuldades contra a Rússia
"O clima lá é muito frio e nós não estamos acostumados, por isso o período de adaptação é importante. Vou trabalhar duro para ser convocado novamente pelo capitão e defender o Brasil nessa partida", afirmou Soares, 29 anos, o membro mais experiente do time nacional.

O Brasil jogaria dentro de casa contra Áustria, Chile, Croácia, Índia, República Tcheca ou Suíça. Diante de Israel ou Rússia, um sorteio definiria a sede. Desta forma, além de encarar um adversário complicado, o time de João Zwetsch terá o azar de atuar como visitante.

"Esse confronto não é muito favorável para o Brasil, afinal tínhamos grandes chances de jogar a decisão em casa. Disputar a vaga na Rússia vai ser mais complicado, pois eles vão escolher o local da partida, tipo de quadra, bola e farão o possível para nos complicar. Precisamos estar prontos para encarar qualquer situação", completou Soares.

Divulgação
Ex-top3, Davydenko é um dos principais nomes do time russo da Davis
A Rússia foi vice-campeã da Davis em 1994, 1995 e 2007. Em 2002 e 2006, com Marat Safin, ex-líder do ranking mundial, a equipe levou o título. Neste ano, a nação europeia perdeu na primeira rodada por 3 a 2 para a Suécia com Teymuraz Gabashvili, Igor Andreev, Igor Kunitsyn e Dmitry Tursunov em quadra. O país ainda conta com Nikolay Davydenko, 29º, mas que já foi número 3 do mundo e campeão da ATP Finals (2009).

"Essa partida inédita será um grande desafio para a equipe brasileira. A Rússia possui jogadores de alto nível, como Davydenko e Andreev, e utiliza diferentes formações durante os confrontos. Precisamos estar preparados para qualquer situação", declarou Soares.

Brasil e Rússia duelam pelos Playoffs do Grupo Mundial entre os dias 16 e 18 de setembro. O local e o tipo de piso serão definidos até o dia 2 de agosto, mas os donos da casa devem escolher uma superfície rápida para complicar a equipe sul-americana, afastada da elite da Davis desde 2003 e derrotada nos Repescagem nos últimos cinco anos.

Confira as últimas notícias sobre a Copa Davis...

+ Confiante, Zwetsch admite voltar com Ricardo Mello e dupla Melo/Soares contra a Rússia

Imprensa suíça não confia em participação de Federer nos Playoffs da Davis

Brasil leva azar no sorteio e enfrenta a Rússia, fora de casa, pelos Playoffs da Davis

Brasil tem grandes chances de ser anfitrião nos Playoffs e pode trazer Federer pela 1ª vez ao país

Djokovic sente lesão no joelho e está fora do primeiro dia da Davis

ESPECIAL:Na trave, de novo... - Brasil abre 2 a 0 no primeiro dia, mas toma virada espetacular dos indianos e perde mais uma chance de ouro de voltar ao Grupo Mundial (Confira!)

Da redação

Publicado em 14 de Julho de 2011 às 11:59


Notícias