Atrações

Ex-top 10, Guillermo Cañas é o quarto destaque confirmado para o Grand Champions Brasil

Argentino fez sucesso em quadras nacionais no profissional, vencendo o Brasil Open em 2007; além dele, virão Santoro, Costa e Philippoussis


Longe do circuito profissional há dois anos, o argentino Guillermo Cañas, ex-top 10, está de volta aos torneios. Após a confirmação do francês Fabrice Santoro, do australiano Mark Philippoussis e do espanhol Albert Costa, foi a vez do hermano ser o novo destaque do Grand Champions Brasil, única etapa brasileira do circuito de veteranos da ATP, que acontece entre 10 e 13 de maio na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo.

Ron C. Angle / BEimages Sports
Cañas chegou a ocupar o oitavo lugar da lista da ATP em 2005
Em sua carreira, Cañas, hoje com 34 anos, acumulou sete títulos em 15 anos no circuito profissional - Brasil Open (2007); Xangai, Umag e Stuttgart (2004); Masters Series do Canadá e Chennai (2002) e Casablanca (2001) - e alcançou o ápice de sua forma em 2005, com o oitavo lugar na tabela da ATP.

No entanto, ali mesmo em 2005, Cañas acabou suspenso por doping e ficou cerca de um ano e meio afastado dos torneios. Porém, quem já havia se esquecido do guerreiro argentino se surpreendeu - o tenista voltou fulminante, ganhando uma série de Challengers e, em 2007, conseguiu derrotar nada mais nada menos do que Roger Federer, número 1 na época, em dois torneios consecutivos - Masters Series (hoje, Masters 1000) de Indian Wells e Miami.

A melhor campanha nos Grand Slams aconteceu no saibro de Roland Garros, onde foi quadrifinalista em três oportunidades - 2002, 2005 e 2007. O seu último compromisso no profissional foi o ATP 500 de Hamburgo, em que caiu na fase qualificatória. Na Copa Davis, foram 14 jogos, com nove triunfos - a última participação aconteceu em 2008, no duelo contra a Rússia pelas semifinais, em Buenos Aires.

O ATP Champions Tour reúne os grandes nomes da história do tênis mundial, e é restrito a finalistas de Grand Slams, campeões da Copa Davis ou tenistas que atingiram o posto de número 1 do mundo (além de dois convidados em cada torneio). 

Este ano já foram realizadas três etapas: Delray Beach (EUA), vencida por Moyá; Estocolmo (Suécia), onde John McEnroe ficou com o título; e Zurique (Suíça), com vitória novamente de Moyá. Além da etapa brasileira, o calendário 2012 ainda contará com torneios em Medellín (Colômbia), Knokke-Heist (Bélgica), Chengdu (China), Santaigo (Chile) e Londres (Inglaterra).

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Tipsarevic evita mentalidade de derrota e buscará a proeza de vencer Nadal no saibro de Barcelona

Em Barcelona,Raonic vibra com evolução e considera vitória sobre Almagro a maior da carreira no saibro

Lesionado, Monfils anuncia desistência do ATP 250 de Estoril

Isner prioriza melhor físico e confirma ausência no Masters 1000 de Monte Carlo

Tenista francês é multado em US$2.500 por insulto racial em Indian Wells

Ex-top 3,Ivan Ljubicic anuncia que vai se aposentar do tênis após o Masters 1000 de Monte Carlo

Revés na estreia contra "freguês" marca pior campanha de Roddick em Memphis em 11 anos

PERFIL:CONVIDADO TOMA CONTA DA FESTA - Guillermo Cañas recebeu um wild card para o Brasil Open em 2007 e, sem protocolo, roubou a cena. A Revista TÊNIS esteve lá para ver de perto o aguerrido hermano   (Confira!)

Da redação

Publicado em 30 de Abril de 2012 às 14:26


Notícias