Ponto a ponto

Entenda a estratégia por trás do tênis

O momento de sacar no jogo de tênis é um convite para muitas opções, mas apenas algumas nos levam a bons resultados


Ao se dirigir para a área de saque, o tenista possui um vasto repertório de opções – supondo que ele já possui certo domínio do jogo – e deve escolher a melhor alternativa para iniciar o ponto. Saco aberto? Com três quartos da velocidade? Tento um ace? Vou jogar minha segunda bola na esquerda do adversário?

Existem incontáveis opções e o tenista deve ser capaz de fazer a melhor escolha. Cada tipo de jogada, combinação de saque e segunda bola, consiste em uma certa tática para iniciar o ponto. A escolha de qual delas é melhor está reservada à estratégia do jogo. Existem jogadores, por exemplo, que possuem uma tática mais estabelecida, ou seja, executam com muita eficácia certo tipo de jogada. No entanto, estrategicamente são previsíveis, realizando sempre a mesma jogada e tornando-se vulneráveis.

Dessa forma, melhorar as decisões de como escolher cada tática, torna um jogador um estrategista, capaz de utilizar de maneira bem mais apropriada seu arsenal de jogadas. Dessa forma, no processo de escolha, o tenista deve levar em conta três fatores fundamentais: a contagem, o histórico do game e suas opções.

Três fatores

A contagem revela o grau de importância do ponto a ser jogado, apontando diretamente o risco envolvido na disputa daquele ponto. O histórico do game dá ao atleta as jogadas que foram executadas e, portanto, está relacionado com a previsibilidade da jogada a ser escolhida. Como dizia Sun Tsu, no tratado a “A arte da guerra”, “nada mais perigoso do que ser previsível”. Vemos que o efeito surpresa no tênis tem um grande poder, transformando uma jogada inofensiva em um ponto ganhador. Finalmente, as opções do jogador, que estão relacionadas ao seu arsenal técnico. Quanto melhor o jogador, mais ricas são suas opções e mais complexo é seu plano estratégico. Um tenista pobre tecnicamente, dotado de apenas um tipo de saque, está confinado a uma tática única, carecendo de escolhas e, portanto, de estratégia.

Resumindo:

Contagem do Game –> Avaliação de risco

Histórico do game –> Grau de previsibilidade

Opções do jogador –> Potencial Estratégico

Momentum Mental

Esses três componentes e suas respectivas consequências devem ser levados em conta pelo sacador nos 20 segundos que possui a fim de elaborar a melhor escolha. Há ainda um outro elemento, muito importante, escondido no histórico do game que deve ser levado em conta: o momentum psicológico.

Toda vez que um tenista ganha pontos consecutivos, ele se envolve em uma atmosfera de confiança e bem estar. Nesse universo de sensações positivas, sua performance é impulsionada: o jogador possui um momentum positivo.

O contrário também ocorre quando um jogador perde vários ponto seguidos, sendo assolado por emoções negativas. Caso ele não tenha boas habilidades mentais, o entorno de emoções negativas poderá prejudicar sensivelmente suas competências. O tenista possui um momentum negativo. Nos processos estratégicos, o momentum deve ser considerado como elemento de decisão, sempre que aparecer em um game.

Com todos esses elementos em questão, pode-se estruturar o game ponto a ponto, com sólidas bases estratégicas, confeccionando a arquitetura do game.


Contagem 0 - 0

Importância: baixa
Histórico: sem histórico
Momentum: pode haver momentum se no game anterior um dos jogadores acumulou mais de dois pontos seguidos

Caso não exista momentum, o jogador deve escolher uma opção segura, pois é um ponto de baixa importância. Além disso, já faz tempo que ele não saca, portanto, realizar um saque três quartos de velocidade é interessante para se alinhar com o movimento de sacar. O saque quique fechado é uma ótima opção, tanto para primeiro quanto para segundo serviço.

Caso o adversário tenha momentum positivo, ser conservador pode ser perigoso, pois o adversário vai atacar. Nesse caso, o sacador tem que correr um pouco mais de risco e escolher um saque rápido no corpo, tanto para primeiro, como para segundo. Se, por sua vez, o sacador possui bom momentum, pode aproveitar esse estado mental favorável e ser um pouco mais intenso no saque com quique, ou saque no corpo. Mas não deve abusar e revelar suas armas em um ponto de importância menor.


Contagem 15 - 0

Importância: baixa
Histórico: já se usou o quique uma vez
Momentum: pode haver momentum do sacador

Novamente, estamos lidando com um ponto de importância baixa e não se deve correr riscos. O saque slice três quartos fechado é uma ótima opção, assim como segundo saque com quique aberto na esquerda (para destros). Se o sacador tem a vantagem do momentum, pode executar esses serviços com mais velocidade. Ainda não é o momento para aflorar as opções mais eficazes de saque.


Contagem 0 - 15

Importância: baixa
Histórico: já se usou o quique uma vez
Momentum: o adversário pode ter momentum positivo 

Se o adversário confirmou seu saque, ele possui momentum. Nesse caso, não podemos ser conservadores. O saque slice fechado é uma opção, mas deve ser feito rápido. O segundo saque deve ser com slice fechado também, surpreendendo. O quique aberto, que é o segundo saque mais comum, poderia ser atacado pelo adversário. Caso o sacador tenha quebrado o saque no game anterior e não exista momentum, pode-se usar o esquema de slice fechado para o primeiro serviço e quique aberto para segundo.


Contagem 15 – 15

Importância: baixa
Histórico: já se usou o quique e o slice uma vez
Momentum: não há momentum

Esta é uma situação que seguramente não há momentum. O nível de importância ainda é baixo e não requer riscos. Uma boa opção é usar o slice aberto com três quartos de força, abrindo a quadra para uma segunda bola no espaço vazio, no backhand do adversário (para destros). Pode-se optar por segundo saque com quique (para saibro), ou no corpo (para superfícies rápidas).

Contagem 30 - 15

Importância: média
Histórico: já se usou o quique e o slice duas vezes
Momentum: não há momentum

Este ponto já tem uma importância bem maior. Ao chegar no 30, o jogador se depara com o que chamados de “set up points”. Isso significa que, caso este ponto seja conquistado, ele terá uma chance real de fechar o game. É um ponto que cria a oportunidade de conclusão. O saque chapado aberto e o quique com muito ângulo são boas opções. Segundo saque com slice fechado ou no corpo.


Contagem 15 - 30

Importância: média
Histórico: já se usou o quique e o slice duas vezes
Momentum: não há momentum

Importância média, pois o adversário tem um “set up point”. Como o adversário tem a vantagem de um ponto a frente, ele está ainda mais propenso a ser agressivo e o sacador deve estar pronto para tomar as rédeas da jogada. O esquema detalhado no 30 - 15 se aplica nessa situação. Mas, como a situação é delicada, surge uma outra alternativa muito importante. Todo jogador possui uma melhor combinação de saque e segunda bola. Pode ser um quique e segunda bola no espaço vazio, um chapado com ataque no backhand, enfim, uma jogada que ele tem grande índice de acerto e confiança. Vamos denominar de “melhor jogada”. Sendo assim, este é um bom momento para usar a “melhor jogada” que um tenista possui. Se ele a usa o todo tempo, o adversário se acostuma e essa boa jogada vai perdendo sua eficácia. Aqui percebe-se claramente o elemento da previsibilidade no processo de escolha tática.


Contagem 30 - 30

Importância: média
Histórico: já se usou o quique ou slice duas vezes e um saque rápido
Momentum: não há momentum

Um ponto em que ambos os jogadores possuem um “set up point”. Se algum deles ganhou dois pontos seguidos, seguramente está com uma boa atmosfera para atacar. Essa situação exige um saque rápido – chapado fechado ou um slice aberto rápido são boas opções. Usar a “melhor jogada” é uma ótima alternativa, pois ela ainda não foi usada do lado do iguais. O segundo saque requer ousadia. Surpreender sacando com slice aberto, sacar firme no corpo ou um quique com mais intensidade é importante.


Contagem 40- 15

Importância: alta
Histórico: já se usou o quique ou slice duas vezes e um saque rápido
Momentum: pode haver momentum

Este ponto é de máxima importância, pois pode fechar o game. Se houver momentum positivo (ter ganho ao menos três pontos seguidos), é um bom momento para usar saques mais rápidos, envolvido pela atmosfera de confiança. Caso não exista momentum, um serviço chapado fechado e “melhor jogada” são alternativas confiáveis. O segundo saque pode ser com slice aberto para surpreender, ou um quique fechado com muita intensidade.

Contagem 15-40

Importância: alta
Histórico: já se usou o quique ou slice duas vezes e um saque rápido
Momentum: pode haver momentum do adversário

Situação muito delicada para o sacador, ainda agravada se o adversário tiver momentum. O sacador deve assumir riscos e sacar rápido, chapado fechado, ou, em alguns casos, um slice bem rápido aberto, abrindo caminho para uma segunda bola agressiva no espaço aberto. No caso de sacar um segundo saque, o serviço no corpo ou o slice aberto, ainda bem agressivo, é imperativo, pois a chance de o adversário atacar é muito grande com dois pontos de vantagem. No entanto, se não houver a presença de momentum, a situação continua complicada. Caso isso aconteça, deve-se usar a “melhor jogada”.


Contagem 40-30

Importância: alta
Histórico: todos os tipos de saques já foram usados
Momentum: pode haver momentum do sacador

No caso de se estar com momentum, o saque chapado aberto é uma opção muito coerente. A alta precisão exigida por esse saque é compensada pelo bom momento psicológico do jogador. Sem o impulso do momentum, escolher a “melhor jogada” é alternativa inteligente, pois coloca o sacador com grandes chances de fechar o game. O segundo saque pode ser um quique bem intenso, criando espaço para a segunda bola. Atacar sob pressão é tarefa difícil para o devolvedor, tornando esta opção segura e vantajosa.


Contagem 30-40

Importância: alta
Histórico: já se usou todos os tipos de saques
Momentum: pode haver momentum do adversário

Estando o adversário com momentum, o sacador vai enfrentar uma postura agressiva e deve procurar estabelecer o mando do ponto com o saque. Deve-se usar o saque rápido que ainda não foi usado no lado da vantagem. Pode ser o chapado aberto, ou o fechado com slice, sempre procurando surpreender. No caso de não haver momentum, a “melhor jogada” consiste numa boa escolha devido à delicadeza do momento. O segundo saque deve ter também um teor agressivo, usando o slice fechado ou no corpo.

Contagem 40-40

Importância: alta
Histórico: já se usou todos os saques
Momentum: pode haver momentum do sacador e do adversário

Ao contrário do que muitos pensam, o 40 iguais e o 30 iguais possuem diferenças. No 40 iguais, um dos jogadores já perdeu pelo menos uma chance de fechar o game e o cenário mental difere, e muito, do 30 iguais. No caso do sacador ter momentum: estará com a confiança em alta e pode usar saques rápidos, escolhendo aquele que foi menos utilizado até então. Também pode optar por um segundo saque arrojado, sendo o quique uma boa opção, caso a surpresa do slice aberto já tenha sido utilizada no histórico do game. Se é o devolvedor que tem momentum, o sacador precisa recuperar o mando contra um adversário pleno de confiança. É preciso ser agressivo nos dois saques. Usar o saque rápido que vem mostrando mais resultado nesse lado é a melhor opção. O segundo deve conter o maior nível de imprevisibilidade possível. Escolher um segundo saque que ainda não foi usado é oportuno. No caso de não haver momentum de nenhum lado, a “melhor jogada” deve ser usada pelo sacador com opção de segundo saque buscando surpreender.


Contagem - Vantagem Favor

Importância: alta
Histórico: já se usou todos os tipos de saques
Momentum: não existe momentum dos jogadores

A “melhor jogada” é a melhor opção para pôr fim a um game de ameaças. O segundo saque contendo a coragem necessária para ter sua imprevisibilidade e agressividade, inerente ao momento.


Contagem - Vantagem contra

Importância: alta
Histórico: já se usou todos os tipos de saques
Momentum: não existe momentum dos jogadores

Novamente, a “melhor jogada” entra em cena para garantir a sobrevivência do sacador. O segundo saque segue as características descritas para a vantagem favor.

Ponderações

Podemos observar que o número de decisões em cada situação são diminuídas depois que a arquitetura do game é feita. Esta foi uma análise superficial e genérica. De acordo com o tipo de quadra, lateralidade dos jogadores, nível dos competidores, características mentais e táticas, essa análise sofre alterações. Para um resultado mais garantido, deve-se procurar sempre estabelecer com o jogador o local onde ele vai direcionar a segunda bola. Essas situações devem ser repetidamente treinadas, para que o atleta se acostume e se familiarize. É importante notar, como o risco e a imprevisibilidade vão crescendo com o aumento da importância dos pontos. Grandes jogadores são capazes de executar variações arriscadas sob pressão, mas nunca correm riscos desnecessários, nem se tornam previsíveis. Jogadores, organizados dessa maneira, terão maior chance de sucesso que aqueles que escolhem intuitivamente suas jogadas. A estratégia não deve ser colocada de lado, pois sempre estará acima das reações espontâneas. A inteligência sempre chega primeiro que a força.

Elson Longo

Publicado em 16 de Março de 2016 às 18:03


Notícias