Ranking

Entenda a briga no topo do ranking masculino

Cinco respostas sobre as chances de trocas de posição no fim da temporada


Em coluna no site tennis.com, Robert Waltz responde a cinco perguntas sobre a situação do topo do ranking masculino, ao final de 2008. Confira quais as chances de mudanças entre as primeiras posições até o final da temporada.

RON C. ANGLE / TPL
Nadal tem tudo para continuar no topo, pelo menos até o Aberto da Austrália.


1. Rafael Nadal vai terminar o ano como número 1, ou Roger Federer ainda pode alcançá-lo?

Para terminar como número 1, quase tudo que Nadal tem que fazer é aparecer. Por outro lado, para roubar a liderança do espanhol, Federer tem que ganhar Madri, Paris e a Masters Cup em Xangai, e torcer para que Nadal não chegue à outra final neste ano. Se Federer ficar fora de qualquer um desses três eventos, suas chances estão acabadas.


Concretamente, Nadal ganhou 1720 pontos a mais do que Federer este ano. Se o suíço ganhar Madri, Paris e Xangai Federer alcança um máximo de 1750 pontos - se ele ganhar também na Basileia, ele poderia chegar a um total de 2000 pontos. Mas, se Nadal ganhar mais de 280 pontos durante, ele vai terminar o ano como número 1. Não importa o que Federer faça.

2. Novak Djokovic está totalmente fora da briga pelo número 1 da Corrida dos Campeões?

Efetivamente, sim. A não ser que ele vença um título em todas as semanas e Nadal não entre mais em quadra. Além disso, o sérvio deve jogar apenas em Madri, Paris e Xangai. A menos que ele adicione mais um evento ao seu calendário, ele não pode pegar o espanhol.

Ella Ling / TPL
Depois de 4 anos liderando, Federer deve terminar 2008 protegendo o número 2.


3. Federer está seguro pelo menos no número 2?

Não, e Djokovic está mais perto do que você pode imaginar. Olhando os resultados desta temporada, eles estão separados por apenas 110 pontos, neste momento. Isto é ligeiramente inferior ao número de pontos de uma quarta-de-final em Madri ou Paris.


Para terminar o ano como n º 2, Federer precisa, mais ou menos, corresponder os resultados de  Djokovic nos últimos torneios do ano. obteve resultados desta queda. Se desistir de algum torneio, o suíço provavelmente vai ser ultrapassado.

4. Federer pode chegar ao número 1 em Melbourne?

Muito disso depende dos resultados de Nadal nos últimos torneios de 2008. Se o espanhol for bem em Madri, Paris e Xangai - vencendo um e atingindo as finais dos outros dois, por exemplo - ele segura o n. º 1 até o final do Australian Open. Mas, se repetir o desempenho do ano passado (quartas-de-final em Madri, final em Paris, e semifinal em Xangai), Federer tem chances.


Mas não vai ser fácil. Por sua parte, Federer tem que ganhar, pelo menos, Basileia, Paris e Xangai. Se a meta de Federer é o retorno à liderança do ranking em Melbourne, ele certamente vai ter que jogar e conseguir bons resultados nos torneios que restam em 2008.

Ella Ling / TPL
Djokovic ainda pode ultrapassar Federer em 2008.


5. É mais provável que Djokovic suba ou caia nos rankings?

Ele tem uma chance de subir no resto deste ano. Mas pode cair no início do próximo ano, se não defender o seu título no Aberto da Austrália. O sérvio fez poucos pontos durante o final do ano passado. Por isso, ele pode ultrapassar Federer se superar os resultados do suíço nas próximas semanas.


Mas, com o bom início de 2008 em Melbourne e Indian Wells, Djokovic tem mais pontos acumulados para defender no começo de 2009 do que Andy Murray (4º do ranking). A distância de pontos entre eles é de cerca de um torneio do Grand Slam (que deverá ser defendida no início de 2009). Então, Djokovic precisa fazer melhor do que Murray nos últimos torneios desta temporada se quiser ter a certeza de permanecer como número 3 do ranking, após Melbourne.

Fonte: www.tennis.com

Rodrigo Linhares / Fonte: Www.Tennis.Com

Publicado em 9 de Outubro de 2008 às 11:37


Notícias