Homenagem

Embaixada Francesa homenageia grande ano dos esportistas espanhóis

Entre os atletas lembrados estão quatro tenistas, sendo que apenas Ferrero continua em atividade


Ferrero está entre os 26 atletas homenageados
Para coroar um ano fantástico, não só no tênis como nos esportes em geral, a Embaixada Francesa em Madri resolveu homenagear os atletas espanhóis pelos feitos realizados em 2008.

Em cerimônia realizada na Residência da França na Espanha, o secretário do esporte espanhol, Jaime Lissavetzky, recebeu a medalha de Cavalheiro da Região de Honra, representando um total de 26 atletas homenageados pela suas trajetórias ao longo da carreira.

Dentre os lembrados estão quatro tenistas, sendo que apenas Juan Carlos Ferrero está em atividade. Os outros foram Sergi Brugera, Albert Costa e Arantxa Sánchez Vicário. Além deles e de muitos outros atletas com grande destaque na Espanha, foram homenageados quatro heróis  paraolímpicos  do país.

Certamente o ano de 2008 ficará marcado na memória do torcedor espanhol. Em Pequim, o país melhorou sua participação em relação à última Olimpíada, conquistando cinco ouros. O grande destaque na China foi Rafael Nadal, que conquistou o título no tênis.

Nadal também pode ser considerado um dos principais responsáveis pelo sucesso espanhol na temporada. Além de confirmar o favoritismo e vencer Roland Garros pela quarta vez consecutiva, o jovem de Manacor venceu em Wimbledon e ainda assumiu a liderança do ranking mundial.

Ainda no tênis, os espanhóis tiveram um grande motivo para comemorar neste final de ano, quando Ferndando Verdascogarantiu o ponto decisivo da final da Copa Davis. Mesmo com a ausência de Nadal, a equipe do capitão Emilio Sánchez Vicário surpreendeu os favoritosargentinos em Mar Del Plata.

Fernando Torres fez o gol que deu o título da Euro para a Espanha
Já no futebol, esporte mais popular no país, mais alegrias. Acostumados a ver Real Madri e Barcelona triunfarem nos grandes campeonatos, chegou a vez de os espanhóis comemorarem um grande título para sua seleção nacional, muito criticada pela falta de resultados. O time comandado por Fernando Torres e David Villa venceu a Alemanha na final, vencendo pela segunda vez a Eurocopa - principal competições entre países do continente.

As autoridades presentes fizeram questão de parabenizar o desempenho dos atletas. Primeiro foi a vez de Lissavetzky, que prestou seu "agradecimento e homenagem a atual geração de esportistas do país". Para finalizar, o secretario do esporte francês, Bernard Laporte, fez questão de ressaltar os esportistas espanhóis. "É com muito orgulho que a Embaixada parabeniza, como europeus, a excepcional vitalidade do esporte espanhol", declarou.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 10 de Dezembro de 2008 às 13:04


Notícias