Favoritas

Dokic e Molik fazem duelo de ex-top10 no Playoff do Australian Open

Duas velhas conhecidas se enfrentarão no sábado em busca de vaga na decisão de torneio, que dá um convite para primeiro Grand Slam de 2011


No próximo sábado, as quadras do complexo de Melbourne Park, palco do Australian Open, terão o privilégio de receberem duas das melhores jogadoras que a terra dos cangurus já formaram. As australianas Alicia Molik e Jelena Dokic, ex-integrantes do grupo das 10 melhores do mundo, se enfrentarão pelas semifinais do Playoff australiano, torneio local que garante um convite à campeã para o primeiro Grand Slam de 2011.

Divulgação
Ex-número oito do ranking, Alicia Molik encara a velha conhecida Jelena Dokic por uma vaga na decisão de Playoff australiano
Principal cabeça-de-chave do torneio, Alicia Molik é a mais experiente das jogadoras e carrega o favoritismo de já ter chegado às quartas-de-final do Major australiano. Em 2005, fez a segunda melhor campanha para a nação, apenas atrás de Lleyton Hewitt, que caiu na decisão do masculino diante de Marat Safin. Logo após o evento, Molik alcançava sua melhor posição no ranking da WTA, a de número oito do mundo. Porém, maus resultados e uma série de lesões complicaram a carreira da atleta de 29 anos, saindo do seleto grupo das 100 melhores. Neste ano, a australiana teve um sério problema no ouvido, que, além de afetar a audição, prejudicava o equilíbrio e a visão. Desde então, a atual 130ª da lista não conseguiu mais voltar a sua velha forma.

Divulgação
Quadrifinalista em 2009, Dokic deseja fazer história para o país no primeiro Grand Slam da temporada
Se Molik já foi uma quadrifinalista na Austrália, mesmo destino teve a musa Jelena Dokic. Jogadora nascida na antiga Iugoslávia, chegou às semifinais de Wimbledon com apenas 18 anos e, em 2002, alcançou a quarta posição do ranking. Porém, não conseguiu se manter no auge por enfrentar lesões e problemas familiares, a maioria envolvendo seu polêmico pai. Praticamente esquecida pelo público do esporte, Dokic aprontou uma das mais agradáveis surpresas em 2009, quando também conseguiu ficar entre as oito melhores do primeiro Major da temporada, após receber um convite da organização.

Na expectativa do jogo decisivo no final de semana, Dokic, 137ª do mundo, relembrou um pouco da fase em que as duas viajavam juntas duranto o circuito juvenil, onde protagonizavam vários duelos. "Nós praticamos e viajamos juntas muitas vezes quando jogávamos torneios júnior. Foi tudo há muito tempo mas tenho certeza que a rivalidade daquela época voltará no sábado. Sempre tivemos uma rivalidade saudável então deve ser um bom jogo", afirmou a jogadora de 27 anos ao jornal local The Age.

Em três confrontos até aqui disputados entre as jogadoras, foram duas vitórias para Molik, porém o último embate ocorreu há sete anos, em Miami, onde Dokic, nona na época, venceu tranquilamente em dois sets. A vencedora do duelo do próximo sábado disputará uma vaga para a chave principal do Australian Open 2011 contra a melhor do duelo entre Olivia Rogowska e Sophie Fergunson.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Cuidadosa, Serena põe em dúvida sua participação em Roland Garros

+ Musa do esporte, Sharapova une conhecimento e jeito em divertido vídeo

+ Serena recebe homenagem de Schwarzenegger em cerimônia do Hall da Fama da Califórnia

+"Queridinha" dos fãs, Ivanovic é indicada para Melhor Atleta de site norte-americano

+ Wozniacki, Jankovic, Dementieva e outras musas mostram beleza em ensaio fotográfico

ESPECIAL:Australian Open - Apesar de ser um Grand Slam, o Australian Open, pela sua distância e fuso horário, sempre ficou um pouco em segundo plano. Mas, em 2010, a Revista TÊNIS esteve lá pela primeira vez e conta como é o tênis na terra dos cangurus  (Confira!)


Da redação

Publicado em 16 de Dezembro de 2010 às 20:01


Notícias