Wimbledon

Djokovic tenta o penta em Wimbledon para manter domínio do circuito

Líder do ranking da ATP, sérvio venceu três dos últimos quatro Grand Slams


Foto: Divulgação/Wimbledon

Novak Djokovic tenta em 2019 o quinto título de sua carreira no torneio de Wimbledon. Número #1 do mundo, o tenista sérvio de 32 anos é o atual detentor do troféu e busca manter o bom desempenho em torneios da série Grand Slam para conquistar seu 16° caneco na categoria.

Há um ano, Nole vinha em fase ruim e justamente após se sagrar campeão no All England Club suas perspectivas melhoraram. Dos últimos quatro Majors, ele saiu vencedor em três deles (Wimbledon, US Open e Australian Open) e foi semifinalista em Roland Garros.

Leia mais:

Federer conta com boa fase e sorte no sorteio para buscar o 9° título em Wimbledon

Nadal chega a Wimbledon sob desconfiança após derrotas na grama e chave dura

Depois de uma intensa participação na gira de saibro, onde além de ter ido longe em Paris ainda ficou com o troféu no Masters de Madri e foi vice-campeão em Roma, Novak decidiu que não participaria de nenhum torneio preparatório na grama dentro do circuito oficial da ATP. O sérvio entretanto, esteve em quadra na última semana para a disputa do torneio de exibição The Boodles. Depois de uma boa estreia, onde superou o chileno Christian Garin com o placar de 6/2 e 6/4, Djokovic acabou derrotado pelo canadense Denis Shapovalov por 7/6 (7-3) e 6/4.

Na última sexta-feira (29), Djokovic conheceu o caminho que precisará percorrer em busca do troféu em Wimbledon. Logo na estreia ele mede forças com o veterano alemão Philipp Kohlschreiber, contra quem soma 10 vitórias e 2 derrotas. O tenista de 35 anos vem de eliminações na primeira rodada em Stuttgart e Halle.

Philipp, entretanto, tem a seu favor o fato de já ter vencido o líder do ranking nesta temporada (6/4 e 6/3 em Indian Wells) e de ser um jogador acostumado ao piso de grama, onde soma um título (Halle 2008) e dois vice-campeonatos (Halle 2011 e Stuttgart 2016). No torneio britânico ele foi à terceira rodada em 2018, perdendo apenas para o vice-campeão Kevin Anderson e tem como melhor resultado as quartas de final em 2012.

Em caso de vitória, Djokovic não tem grandes oponentes pela frente até as oitavas, uma vez que aparecem em seu caminho nomes de menor expressão como Malek Jaziri  e Dusan Lajovic para a segunda e a terceira rodada, respectivamente. Na quarta fase, o caldo pode começar a engrossar, com um possível duelo com tenistas como os talentosos Gael Monfils, Grigor Dimitrov e o jovem indomável Félix Auger-Aliassime podendo acontecer.

Se for às quartas, o principal cabeça de chave pode ter ainda mais dor de cabeça. O potente Stefanos Tsitsipas, dono de saque e voleio invejáveis, pode entrar em seu caminho. Um possível duelo com ótimo sacador Kevin Anderson nas semifinais também seria uma parada dura.

Novak Djokovic chega em Wimbledon como o homem a ser batido. Sua experiência no circuito e na grama e a imposição que ele consegue ter por ocupar o posto de melhor tenista do planeta podem intimidar os adversários, sobretudo nas rodadas iniciais. Depois disso, porém, ele precisará mostrar toda a garra que apresentou em seus últimos títulos de Grand Slam para seguir avançando e, posteriormente, tentar o título na grama sagrada do mundo do tênis.

Da redação

Publicado em 29 de Junho de 2019 às 11:21


Notícias Novak Djokovic Wimbledon