Desistências

Djokovic, Gasquet e Davydenko são os top 10 que mais abandonam jogos

Federer e Blake têm currículo perfeito


Nas últimas duas semanas, o suíço Roger Federer conseguiu vitórias sobre sérvio Novak Djokovic e o russo Nikolay Davydenko, respectivamente, 3º e 4º colocados no ranking da ATP, pois seus adversários desistiram. Os dois juntamente com o francês Richard Gasquet são os top 10 que mais desistem de jogos quando estão atrás no placar.

Das 55 derrotas em sua carreira, Djokovic abandonou cinco vezes, o que corresponde a 9,09%. Em três delas o sérvio estava a quatro games da eliminação, em partidas de melhor de três sets.

Gasquet, em compensação, até abandonou mais: sete vezes. Mas como perdeu 91 vezes na carreira, o francês viu seu aproveitamento alcançar 7,69%.  Já Davydenko é o líder entre os top 10 com 14 desistências, ou 7,07%. Tanto o francês quanto o russo são muitas vezes criticados pela falta de empenho em quadra. Davydenko também é o principal suspeito do escândalo de manipulação de resultados, quando abandonou o jogo contra o argentino Martin Vassallo Arguello no torneio de Sopot, em 2007.

A média atual do top 10 é 4,12% e divide o grupo pela metade. Djokovic, Gasquet, Davydenko, Rafael Nadal e Andy Roddick possuem números superiores. O espanhol tem 5,56% e o norte-americano, 5,22%.

O tcheco Tomas Berdych (2,96%), o espanhol David Ferrer (2,03%) e o argentino David Nalbandian (1,55%) ficam atrás apenas de Federer e do norte-americano James Blakes. Estes dois nunca abandonaram uma partida em suas carreiras.

Da redação

Publicado em 29 de Abril de 2008 às 20:50


Notícias