Beach Tennis

Dicas de devolução

Técnicas e estratégias para ter uma boa devolução no beach tennis


ASSIM COMO O SAQUE É DE extrema importância no beach tennis por ser a primeira bola do jogo, a devolução também é um golpe que deve ser executado com muita regularidade e eficiência, já que é a primeira rebatida.

Enquanto a dupla sacadora tem a responsabilidade de dificultar a devolução dos adversários, o objetivo dos devolvedores deve ser dificultar a primeira rebatida da dupla que sacou. Devolução em quadra significa dar mais chances de erro dos oponentes, já que estão sempre um golpe à frente. Exemplo: para ganhar o ponto enquanto sacadores, a dupla deve acertar o saque e o primeiro voleio – enquanto sua dupla terá feito apenas uma rebatida com a devolução.

Empunhadura

A devolução nada mais é do que um voleio executado na sequência do saque da dupla adversária. Assim como todos os outros golpes do beach tennis, a empunhadura indicada é a Continental. Além disso, evitar diferenças na empunhadura para a devolução de forehand e backhand é muito importante, já que a distância entre o sacador e devolvedor é curta e a bola se descola de uma raquete a outra em poucos segundos.

Posicionamento

O posicionamento da dupla no momento da devolução de saque é sempre diferente do posicionamento adotado durante a disputa do ponto. O devolvedor que estiver na frente do sacador, é responsável por cobrir a paralela. Já seu parceiro, que estará na diagonal do sacador, deve se responsabilizar por saques direcionados no meio.

A diagonal curta sempre fica mais aberta, uma vez que o sacador apenas conseguirá sacar nessa região se fizer um saque mais lento, o que permite o deslocamento do devolvedor para realizar a rebatida.

Após a devolução de saque, a dupla deve adotar o posicionamento em que cada jogador deve cobrir, aproximadamente, uma metade da quadra. A partir desse momento, bolas direcionadas entre os dois jogadores devem ser rebatidas por aquele que estiver com o forehand no meio.

Direção

Quanto à direção da devolução, é indicado – em praticamente todos os momentos – devolver uma bola curta na frente do sacador, já que haverá um buraco nessa região. Uma dica importante é nunca tentar ganhar o ponto com a devolução, e sim usá-la para dificultar o primeiro voleio do sacador, que estará se deslocando para a frente.

Quando a dupla sacadora adotar a “formação em I”, o ideal é optar por devoluções rápidas no meio ou altas na paralela. Dessa maneira, a intenção dos sacadores de confundir e dificultar a devolução é levemente neutralizada.

Contato

O contato com a bola na devolução de saque deve ocorrer ao lado e à frente do corpo. Porém, como o saque chega muito rápido, é inevitável fazer algumas devoluções nas quais o contato com a bola ocorre na direção do corpo. Nesses casos, o recomendado é usar golpes de backhand com saques recebidos até a altura do peito, e forehand para saques recebidos do rosto para cima.

Surpresa!

Devoluções de bolas no corpo usando o forehand são normalmente uma arma para jogadores que querem surpreender os adversários com o famoso “bloqueio”. Nesse caso, logo após o sacador lançar a bola, o devolver se desloca para frente e fica bem próximo à rede. Ainda com o objetivo de surpreender os adversários, alguns homens interceptam saques direcionados às mulheres na dupla mista e rebatem o saque com o bloqueio.

Apesar de ser uma situação muito discutida nos torneios e muitos jogadores afirmarem sua proibição, o regulamento da ITF (Federação Internacional de Tênis) é bem claro quando cita que o posicionamento da dupla é totalmente livre em todos os momentos do jogo. Portanto, a dupla tem total liberdade para se posicionar e fazer a devolução.

Exemplo dessa liberdade – e mais uma opção para surpreender os sacadores – é usar a “formação em I” também para devolver o saque do homem na dupla mista. Como a regra diz que o homem deve sacar por baixo nessa categoria, justamente para diminuir a velocidade do saque, alinhar os devolvedores é uma estratégia muito interessante. Nesse caso, recomenda-se que a mulher fique na frente, para que o homem, posicionado mais ao fundo da quadra,  possa devolver saques altos, muito utilizados pelos homens nas duplas mistas. Com essa formação, cada jogador da dupla se desloca para um lado (conforme combinado) assim que o sacador fizer o contato com a bola.

O mais indicado é devolver uma bola curta na frente do sacador

Dicas de treino para melhorar a devolução de saque

  • Delimitar regiões na quadra, utilizando alvos posicionados até 2 metros da rede (o objetivo é fazer a devolução entre os alvos e a rede);
  • Contar acertos e erros;
  • Pedir ao treinador ou parceiro de treino que faça saques pisando dentro da quadra. Ou seja, a distância que a bola percorre fica menor e o tempo de reação deve, consequentemente, ser menor;
  • Treinar devolução com situações reais: um sacador para dois devolvedores.

Observação

Lembre-se: deixar o saque sair também deve fazer parte do treino! Muitos jogadores deixam para fazer isso apenas no jogo, o que é um grande erro. Treinar a visão, noção espacial da quadra e a retirada da raquete ou corpo da trajetória da bola é de extrema importância.

Mais informações: marcela@crabbt.com.br

Por Marcela Evangelista

Publicado em 29 de Agosto de 2014 às 00:00


Beach Tennis dicas devolução beach tennis

Artigo publicado nesta revista

Tsonga

Revista TÊNIS 131 · Agosto/2014 · Tsonga

Aprenda seu acrobático smash de costas e sua espetacular devolução