Comece certo

Dez dicas para obter um lançamento perfeito

Ele só depende de você. Simplifique-o e passe a sacar melhor


O saque é o golpe mais importante do tênis e, quanto mais alto o nível dos jogadores, mais importante e decisivo ele é. O serviço tem algumas peculiaridades em relação a outros golpes: é sempre realizado do mesmo ponto da quadra, da linha de base, e é o próprio jogador quem prepara a bola para bater. Isso aumenta a responsabilidade na hora da execução, pois é um golpe que depende única e exclusivamente do próprio jogador. E, por isso, é também o golpe mais emocional do jogo de tênis. Tanto que, cometer duplas faltas pode significar, mais do que uma simples falha técnica, um grande sinal de nervosismo.

Durante a execução do saque, o ponto de contato com a bola altera a direção, altura, profundidade, efeito e velocidade do serviço. Ou seja, o lançamento da bola - ou ainda, o ponto em que o jogador coloca a bola para golpear - é e sempre será a parte mais importante do golpe mais importante do tênis. Então, se você quer sacar bem, lance a bola bem e não desperdice a chance de deixá-la no ponto exato para você mesmo bater.

Sendo assim, aqui seguem algumas dicas para o lançamento da bola (também chamado de toss). Esses passos irão ajudá-lo a ter um serviço mais preciso, regular, potente e variado.

1. Altura da bola
Vamos imaginar um primeiro lançamento da bola em linha reta na vertical e lembrar das leis da física. Se você lançar a bola a 2 metros de altura, ela terá alta velocidade quando sai da sua mão, e velocidade 0 (zero) no ponto mais alto, e novamente, devido à força da gravidade, retomará velocidade em sua queda. Dividindo a trajetória da bola em três partes, teremos uma parte de alta velocidade (A), outra de média velocidade (B) e baixa velocidade até velocidade 0 (C). Diante disso, podemos definir se golpearemos um alvo (bola) em alta, média ou baixa velocidade, determinada pela altura do lançamento da bola. Sendo assim, a dica é golpear um alvo "fixo" ou onde a bola tenha pouca velocidade. Ou seja, lance a bola apenas com altura suficiente para executar o golpe confortavelmente.

2. Não bata a bola mal lançada
Não importa quantas vezes você erre o lançamento, comece novamente. A regra do tênis não diz nada sobre limite de vezes que a bola pode ser lançada. Também não diz nada de que ela não pode tocar a raquete ou não pode cair no chão. Se alguém vier com essa conversa, ignore. Lançou mal, desculpe-se e comece tudo de novo.

3. Segure a bola com os dedos
Segurar a bola na palma da mão provoca mais uma preocupação: o momento de abrir a mão para soltar a bola. Se você abrir cedo a mão, a bola escapa para frente (foto A). Se atrasar a abertura, a bola é lançada para trás (foto B). Lembre-se que nesta relação, a variação de milímetros fará diferença. A dica para um lançamento mais e ciente então é segurar a bola com os dedos.

4. Faça o lançamento com o braço estendido
Evite variações no movimento de braço para o toss. Lance a bola com o braço estendido ao longo de todo o movimento.

5. Não jogue a bola, solte-a
Quanto mais tempo a bola permanecer em sua mão, maior será o controle sob ela. Solte-a na extensão do movimento do braço quando estiver acima da cabeça.

6. Tenha definido que tipo de saque você quer fazer
Tipos de saque diferentes requerem lançamentos em pontos "diferentes". Portanto, antes de ir para a linha de saque, tenha sua estratégia traçada e faça o toss de acordo com o que pretende.

Lembramos, contudo, que tenistas profissionais costumam jogar a bola quase sempre no mesmo ponto para executar qualquer tipo de saque. Eles fazem isso para dificultar a "leitura" do adversário na hora de responder. Mas, se você não é profissional, as dicas a seguir vão lhe ajudar na hora de tentar cada um dos três tipos de saque.

7. Lançamento para saque chapado (flat)
Coloque a bola ligeiramente acima e à frente do ombro do braço que empunha a raquete.

8. Lançamento para saque quique (topspin)
Lance a bola ligeiramente para o lado do braço que empunha a raquete. A raquete passa "cortando" a bola lateralmente.

9. Lançamento para saque slice
Lance a bola ligeiramente para o lado do braço que empunha a raquete. A raquete passa "cortando" a bola lateralmente.

10. Lançamento para saque com efeito
Lançamentos altíssimos dificultam o golpe. Alguns profissionais lançam bolas muito altas para ganhar tempo para movimentos de impulsão e procuram golpeá-las bem alto. Jogadores em formação ou iniciantes apenas aumentarão o grau de dificuldade do saque com lançamentos altos, sofrendo ainda mais com fatores esternos como o vento e o sol. A maioria dos profissionais busca a variação dos efeitos através de uma mínima variação do toss, seja lateralmente ou mais à frente e mais atrás do corpo. Contudo, é muito mais simples e fácil obter os diferentes efeitos com a alteração do ponto de contato no sentido lateral. Variar o toss para frente e para trás é para quem já pode se dar ao luxo de esconder o tipo de saque que vai usar e ainda vai obter um grande serviço. Então, simplifique, saque bem e desfrute os jogos principalmente nos games de saque.

Carlos Omaki

Publicado em 8 de Março de 2016 às 19:30


Notícias