Boa!

Destaque do Brasil em Floripa, Bia Haddad dispara no ranking e fura top 500 da WTA

Jovem de 16 anos, agora, é a 7ª melhor tenista do País após ascensão de 157 postos; Monica Niculescu e Olga Puchkova também avançam na tabela


Assim como era esperado após avançar uma rodada na primeira participação em uma chave principal de WTA, em Florianópolis, a paulistana Beatriz Haddad Maia teve uma ascensão gigantesca no ranking da entidade, atualizado nessa segunda-feira. Com apenas 16 anos e única brasileira a vencer na capital catarinense, a pupila de Larri Passos subiu da 634ª para a 477ª colocação, a melhor marca em sua jovem e promissora carreira.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Bia Haddad foi a única brasileira que venceu no WTA de Floripa e subiu muito no ranking
Aos 16 anos, Bia Haddad recebeu um convite da organização do WTA Brasil Tennis Cup e não fez feio. Na primeira partida, bateu facilmente a americana Chieh-Yu Hsu e, na sequência, perdeu 3 match points para desbancar a húngara Melinda Czink, veterana de 30 anos e integrante do top 100 da lista.

A seguir, Bia pretende mesclar os torneios profissionais com os melhores eventos da série juvenil, como os quatro Grand Slams, além dos GAs e G1, em que se encaixam o Banana Bowl e a Copa Gerdau, ambos disputados no Brasil. No ano passado, ela conseguiu o melhor resultado no júnior com o vice-campeonato em Roland Garros nas duplas ao lado da paraguaia Montserrat Gonzalez.

A loira de 1,84m é, agora, a sétima melhor brasileira no ranking da WTA. A melhor continua sendo Teliana Pereira, que caiu dois degraus essa semana e está em 118º lugar, com 573 pontos. A nordestina natural de Santana do Ipanema/AL está a 139 pontos de diferença para a sérvia Vesna Dolonc, 100ª colocada.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Romena Monica Niculescu também avançou na tabela após título em SC
Logo depois, aparecem Paula Gonçalves e Maria Fernanda Alves, duas que jogaram a chave em Floripa graças a wildcards e que pararam na estreia. Paula, treinada por Carlos Alberto Kirmayr, é a segunda melhor do Brasil em 339º lugar, seguida de Nanda, em 381º.

Na faixa do top 500, estão Ana Clara Duarte em 433º, Gabriela Cé em 444º, Roxane Vaisemberg em 464º (que completam o time das seis melhores do País), Bia em 477º, Carla Forte em 492º e Nathália Rossi em 496º.

No top 20 da WTA, não houve mudanças entre as jogadoras, com Serena Williams liderando a tabela, seguida de perto por Victoria Azarenka e, depois, por Maria Sharapova. As beneficiadas pela semana foram a espanhola Carla Suarez Navarro, que, com a final em Acapulco, subiu da 28ª para a 21ª posição, logo atrás de Venus Williams.

Campeã em Florianópolis, a romena Monica Niculescu avançou 17 postos e estacionou em 58º lugar. Finalista, a russa Olga Puchkova entrou novamente no top 100 e é a 79ª colocada (ascensão de 30 postos).

Confira mais notícias sobre o Brasil Tennis Cup 2013...

Mesmo experiente, Venus admite pressão por vitória e exalta lado mental: "é metade no tênis"

Observada por Guga e LarriBia vibra com 1ª vitória em WTAs: "um dos dias mais felizes da minha vida"

+Frustrada, Teliana Pereira lamenta falta de energia e poder de decisão na estreia em Floripa

+Teliana Pereira gosta de "piso lento" em Floripa e crê que precisa de sequência para chegar no top 100

Bem-humorada, Venus diz ter levado ultimato de Serena caso não levar biquínis de SC: "ela me expulsa de casa"

Teliana Bia Haddad fogem de Venus Williams na chave principal do WTA de Florianópolis

Na chegada à Floripa, Venus Williams brinca com seu pôster no aeroporto: "conheci minha primeira rival"

Após Nanda Alves e Laura PigossiCarla Forte é nova brasileira garantida no quali do WTA de Florianópolis

ESPECIAL:Quem jogará o WTA brasileiro?- A Revista TÊNIS fez um levantamento do número de torneios e de jogadores (homens e mulheres) no ranking desde 2000 para entender como o torneio WTA - que ocorrerá em 2013 - pode ajudar a mudar a perspectiva do tênis feminino brasileiro (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 4 de Março de 2013 às 04:36


Notícias