Fase boa

De virada, Goffin alcança segunda semifinal seguida de Masters 1000

Antes desta temporada, tenista belga nunca havia chego tão longe nestas competições


Atual 15º melhor tenista do mundo, o belga David Goffin provou mais uma vez que vive sua melhor fase da carreira. Após chegar às semifinais em Indian Wells, o jovem tenista de 25 anos alcançou também as semifinais do ATP Masters 1000 de Miami, nessa quarta-feira. A façanha veio após uma virada sobre o francês Gilles Simon por parciais de 3/6, 6/2 e 6/1, em quase 2h de jogo.

Iniciado às 16h, o duelo pode ser claramente dividido em dois momentos: quando o 19º suplantou o rival; e quando o belga acordou e passou a dominar. Como o placar mostra, Simon foi superior durante todo o primeiro set. Já no quarto game, conseguiu uma quebra e abriu a vantagem que o manteria razoavelmente tranquilo – embora tenha salvado oito break points antes de fechar a parcial.

Em Indian Wells, Goffin caiu nas semifinais diante do
canadense Milos Raonic, atual 12º do ranking ATP

No segundo set, porém, o protagonismo mudou de lado. Cabeça de chave número 15, Goffin se encontrou dentro de quadra e suas bolas passaram a ser mais assertivas; ao passo que a regularidade apresentada anteriormente por Simon se deteriorava. Na terceira quebra de saque conquistada pelo belga, o jogo foi para o terceiro e último set.

Nele, as dúvidas que pudessem existir sobre quem merecia sair com a vitória foram sanadas. Com um ritmo ainda mais acelerado, o número um da Bélgica disparou diversos winners, converteu seis aces e alcançou 80% de aproveitamento nos serviços. Aparentemente irritado, seu adversário sofreu duas quebras antes de se ver eliminado da competição.

Até este encontro, os dois haviam se enfrentado apenas uma vez. No Aegon Championships, em Londres, durante o ano passado, Simon levou a melhor também de virada. Com esse resultado, porém, o retrospecto entre os tenistas está empatado, com uma vitória para cada lado.

Classificado pela segunda vez para uma semifinal de Masters 1000, David Goffin terá pela frente a dura missão de superar o número um do mundo, Novak Djokovic. Atual campeão e franco favorito ao título, ele vem de uma vitória tranquila em sets seguidos por duplo 6/3 sobre o tcheco Tomas Berdych, sétimo do ranking ATP.

Da redação

Publicado em 31 de Março de 2016 às 12:35


Notícias ATP Masters 1000 de Miami Miami Open David Goffin Gilles Simon