Especial

Roger Federer: De onde vem todo o talento e sucesso do suíço na grama

Tenista da Basileia possui alto percentual de aproveitamento na superfície mais tradicional do tênis


Foto: Divulgação/ Wimbledon

Maior campeão de Grand Slam e para muitos o melhor jogador de todos os tempos, Roger Federer é a maior atração nos campeonatos em que participa. Quando ainda se fala em torneios na grama, você está falando com a pessoa certa. O suíço atual número #4 do mundo é o maior campeão da história de Wimbledon (torneio mais antigo do mundo do tênis) e possui números impressionantes não só em Wimbledon mas também nos demais campeonatos disputados na grama.

Leia mais 

+ Conheça a biografia de Roger Federer

Mas de onde vem todo o sucesso e recorde de Federer? Em 214 partidas disputadas na grama em toda a sua carreira, os números impressionam. Federer no total venceu 187 partidas e foi superado somente em 27 oportunidades na grama. Esses números mostram uma porcentagem de 87% de aproveitamento quando o craque joga sobre seu tão confortável piso que é a grama. 

Federer, ainda, como maior vencedor da história de Wimbledon, ficou entre 2003 e 2007 sem perder nenhuma partida na grama. Quando perdeu, em 2008, apenas 1 partida, foi superado por Rafael Nadal na decisão do torneio onde o próprio Federer diz que é "A sala de estar". Portanto, ficou invicto durante 4 anos, somou 65 vitórias seguidas, e foi superado somente na decisão, por um placar de 6/4 6/4 6/7 6/7 9/7. Um placar que poderia ter sido conquistado por qualquer um dos dois, porém Nadal levou a melhor. 

" Sem dúvidas, o Federer é o jogador mais habilidoso que existe em todos os tempos, ele tem todos os golpes, com uma direita fantástica onde ele trabalha na subida com a sua empunhadura Eastern, que facilita muito na quadra de grama. Ele se ajusta muito fácil nas bolas, ele tem uma mão espetacular onde ele se adapta fácil a mudança de direção, altura e velocidade da bola", disse Edu Oncins, especialista em tênis.

" A movimentação dele ajuda muito na grama, onde ele corta o ângulo toda vem em que se movimenta de um lado para o outro. O slice dele é muito eficiente, onde Federer abaixa a bola fazendo que seu adversário tenha que subir a bola, ajudando ele a atacar com uma boa altura. Federer também vem a rede com uma facilidade incrível, os voleios são um diferencial gigante, pela alta qualidade na rede. Mesmo o Federer não tendo o saque mais veloz, ele trabalha muito bem com a precisão do seu serviço, então na grama ele usa demais o saque com slices, pois a bola tem um quique muito baixo, dificultando a devolução do seu oponente. A característica principal de Federer na grama é a capacidade de antecipar a bola, ele lê e enxerga a jogada muito antes o que o adversário vai fazer, e antecipar na grama é tudo", completou Edu.

Sem dúvidas, o sucesso de Federer na grama não é a toa. Como o suíço sempre diz, "jogar na grama é como eu estivesse na sala da minha casa". 

Confira agora, em vídeo, as 100 vitórias que Federer já conquistou em Wimbledon

Pedro Castelo

Publicado em 6 de Julho de 2020 às 17:00


Notícias Roger Federer Wimbledon Sucesso Federer na Grama Federer in grass