US Open

Conversa entre árbitro e Kyrgios gera polêmica no US Open; entenda o caso

Atitude foi criticada pelo adversário após a partida


Foto: USTA/Garrett Ellwood

O duelo entre o australiano Nick Kyrgios e o francês Pierre Hugues Herbert, válido pelo segunda rodada do US Open, teve uma cena no mínimo atípica.

Na tarde desta quinta-feira, durante uma das trocas de lado do segundo set - quando o placar marcava 6/4 e 3/0 para Pierre - o árbitro de cadeira sueco Mohamed Lahyani desceu e se prontificou na frente de Kyrgios e conversou com o tenista, o incentivando a parar com seu comportamento de pouco esforço durante o confronto (confira o vídeo abaixo). Entre as frases que podem ser escutadas, Lahyani diz para Nick "Eu quero te ajudar", "Tenho visto suas partidas, você é bom jogando tênis" e "eu sei que esse não é você".

Rapidamente, o ato do árbitro teve grande repercussão na mídia especializada. Jornalista do New York Times, o americano Ben Rothenberg classificou o momento como um "discurso estimulador", como se Mohamed buscasse animar Kyrgios. Caso sim, caso não, o número #30 do mundo conseguiu virar a partida e sair com a vitória com parciais de 4/6, 7/6(8-6), 6/3 e 6/0.

O que eles disseram

Logo após o duelo, Kyrgios se pronunciou sobre a polêmica em entrevista a jornalista egípcia Reem Abulleil, do portal Sport360. "Ele estava apenas preocupado sobre como eu estava jogando, tipo, algo 'Nick você está bem?", iniciou o tenista. Na coletiva de imprensa, ele ressaltou que a conversa não interferiu na melhora de seu desempenho. “De jeito nenhum. O mesmo aconteceu comigo em Shangai, quando todos sabemos que tive aquele momento em Shangai, onde o árbitro disse a mesma coisa: "Não é bom para a integridade do esporte, não traz uma boa visão sobre você".

Por fim, Nick defendeu o árbitro, dizendo que Lahyani não mereceria nenhuma punição. "Eu não acredito que ele mereça isso. Eu não estava demonstrando meu melhor desempenho. Eu fiz o mesmo hoje. A mesma coisa aconteceu lá. em Shangai. Eu ficaria desapontado [com uma eventual punição], sim, com certeza", finalizou.

A USTA - Associação Norte-Americana de Tênis - também não perdeu tempo e defendeu o árbitro em comunicado publicado no Twitter do US Open. Confira, na íntegra:

"Após o terceiro jogo do segundo set na partida de Kyrgios-Herbert na Quadra 17, com Kyrgios perdendo por 0-3, o árbitro Mohamed Lahyani, deixou sua cadeira para verificar as condições de Nick Kyrgios. Ele fez isso por causa do nível de barulho no estádio durante a troca de lado para ter certeza que ele poderia se comunicar de forma eficaz com Kyrgios. Lahyani estava preocupado que Kyrgios pudesse precisar de atenção médica e disse que se ele estivesse se sentindo mal, o torneio poderia fornecer ajuda médica. Ele também informou a Kyrgios que, se sua aparente falta de interesse pelo jogo continuasse, ele, como árbitro da cadeira, precisaria agir. Ele voltou a sugerir a Kyrgios que ele pudesse receber atenção médica. Na próxima troca, com Kyrgios perdendo por 1-4, o tenista recebeu tratamento do fisioterapeuta"

Quem não gostou nada tanto do 'bate-papo' quanto da declaração foi o francês Pierre Hugues Herbert, que saiu derrotado do confronto. Em nota publicada em suas redes sociais, o francês não poupou críticas. "Depois da minha derrota na segunda rodada do Aberto dos EUA contra Nick Kyrgios e toda controvérsia que se criou, senti que precisava dar meu ponto de vista. Antes de começar, preciso dizer eu não ouvi a discussão entre Lahyani e Nick e isso não me afetou em nada. Nick, não tem nenhuma culpa, pois ele não pediu por nada. Mas seu comportamento e motivação na quadra mudaram a partir deste momento e então ele dominou a partida. Por outro lado, depois de ver o vídeo, fiquei com raiva do árbitro. Ele não deveria descer da cadeira e tentar motivar Nick. Essa ação afetou o jogo? Nós nunca saberemos... Estou ainda mais chateado com a declaração da USTA que está claramente nos fazendo de bestas. Todos nós ouvimos no vídeo o que o juiz disse a Nick sobre suas funções. Errar é humano, mas ainda espero por explicações. Quando nós, jogadores, cometemos erros na quadra, somos punidos".

 

Da redação

Publicado em 30 de Agosto de 2018 às 20:22


Notícias Nick Kyrgios Mohamed Lahyani Pierre Hugues Herbert árbitro