Curiosidades

Como são feitas as bolinhas de tênis?

Descubra tudo sobre esse curioso processo e veja um vídeo de uma fábrica de bolas de tênis


Divulgação

A bola de tênis é a alma do tênis, sem ela, praticar este esporte fica complicado. Por isso, com certeza, você já deve ter se perguntado: como é feita uma bola de tênis? Fiquem ligados que vamos responder esta indagação!

O segredo do processo é uma explosão: quando as duas metades da bolinha são coladas, uma pastilha de nitrogênio estoura em seu interior, enchendo a bola de gás e fazendo-a quicar na quadra. Após esta técnica, cola-se a camada de feltro – aqueles pelos amarelos que revestem a bola- e mandam a bolinha para o controle de qualidade. 

Os fabricantes inovam em detalhes para dar uma ajudinha aos tenistas. Por exemplo, existem bolinhas especificas para o piso de saibro, recobertas por um feltro com maior volume de náilon para amortecer o quique da bola. 

Divulgação

Passo a passo

O ingrediente primário da bolinha é a borracha. A borracha é prensada em moldes de ferro ganhando o formato de uma concha. 

Na próxima etapa, uma pastilha de nitrogênio é colocada no meio de duas conchas de borracha, que são unidas por uma cola especial. Agora ela passa por um processo chamado vulcanização, ou seja, para reforçar a junção, as duas metades são fundidas em uma prensa a 200ºC. A alta temperatura faz a  pastilha explodir, liberando o gás que enche a bolinha.   

A bolinha está cheia, agora, falta revestir sua parte externa com o feltro, tecido formado por náilon e lã amarela. Neste momento, dois pedaços de feltro são cortados e colados com uma massinha branca. A bolinha passa, novamente, por nova vulcanização para o feltro e a massinha grudarem melhor à bola.

Na ultima etapa, as bolinha são embaladas em tubos de plásticos selados a vácuo, pois, assim, evita-se perda de pressão da bola. No circuito profissional as bolinhas não são usadas por mais que nove pontos, pois este curto período de tempo é suficiente para causar deformações nas bolas, prejudicando o jogo dos melhores jogadores do planeta.

Saiba mais no vídeo abaixo:

 

por Felipe Persiani

Publicado em 4 de Setembro de 2020 às 21:31


Notícias Como são feitas bolas de Tênis Tennis Balls Bola Tênis