Com torcida de Djoko, Tipsarevic conquista primeira vitória após um ano e meio longe das quadras

O tenista sérvio teve um tumor benigno em seu pé esquerdo e se submeteu a quatro cirurgias para poder voltar a competir


djokovic

"Muito feliz de ver Tipsarevic jogar sua 1ª partida na ATP após 17 anos! Vamos Jankela", publicou Djoko

Sem jogar desde o final de Novembro de 2011, o ex-número 8 do mundo Janko Tipsarevic precisou de 2h38 e salvar dois match points para vencer o brasileiro Guilherme Clezar, parciais de 6/4, 3/6 e 7/6(7), no ATP 250 de Houston. Essa seria apenas mais uma vitória de Tipsarevic, mas o caminho que o tenista de 30 anos percorreu para voltar às quadras nesta terça-feira fez o confronto especial para o sérvio.

Parte de uma grande geração de seu país, Janko Tipsarevic, ao lado de Novak Djokovic e Viktor Troicki, foi campeão da Copa Davis em 2010 e começou sua escalada no ranking mundial. No final de 2011, Tipsarevic ingressou no Top 10 pela primeira vez na sua carreira e se manteve no grupo dos melhores tenistas do mundo por quase 1 ano e meio.

Em 2013, Janko começou um leve declínio no circuito, que culminou em um fim de temporada melancólico para o tenista. No fim desse ano, um exame detectou uma mancha branca em seu pé esquerdo, que foi tratada como uma inflamação. Meses depois, o diagnóstico correto assombrou Tipsarevic, um tumor benigno era a causa das dores que o impediam de jogar.

O calvário do sérvio durou cerca de 17 meses até sua reestreia. Foram mais de 200 injeções, duas operações para a retirada do tumor em seu pé esquerdo, uma cirurgia para a retirada de um cisto em seu joelho direito, uma para a remoção de um gânglio em seu punho direito e 552 dias até Tipsarevic voltar a vencer no circuito da ATP, sua última vitória foi sobre Hanescu em Tóquio, no dia 01/10/2013.

"Na minha cabeça, eu não me senti longe por tanto tempo. Era uma partida que eu precisava vencer e eu estava preparado, e em forma," declarou Tipsarevic após a vitória sobre o brasileiro. "Eu não tinha confiança ao entrar no torneio, mas salvar dois match points com bolas vencedoras de forehand na linha podem provar o contrário. Estou com dor pelo corpo todo, mas meu pé está bem."

Da redação

Publicado em 8 de Abril de 2015 às 10:23


Notícias Janko Tipsarevic Guilherme Clezar Houston