Que venha Gael Monfils

Com direito a pneu, Thiago Monteiro vence wild card francês em jogo de cinco sets

Brasileiro conseguiu pela primeira vez avançar à segunda rodada de um Grand Slam


 
Thiago Monteiro entrou em quadra para a sua segunda partida de uma chave principal de Grand Slam na carreira. E entrou como favorito, já que do outro lado da rede estava o jovem francês Alexandre Muller, de 20 anos, e apenas o número 330 no ranking mundial. Mulle estava ali apenas por conta de um convite da organização do torneio.
 
A partida começou bastante equilibrada, com duas confirmações de serviço de cada lado. Thiago Monteiro foi quem conseguiu a primeira quebra, no quinto game, mas Muller devolveu na mesma moeda no game seguinte. A inconsistência dos sacadores era evidente e, depois de mais duas quebras de serviço para cada lado, o primeiro set foi para o tiebreak.
 
Curiosamente houve a predominância dos sacadores no game de desempate e o brasileiro conseguiu o único minibreak no oitavo ponto. Com 6-4, Monteiro sacou e fechou o set, em 59 minutos de jogo.
 

Queda inexplicável

Quando a tendência era deslanchar por conta de sua melhor qualidade, inexplicavelmente o jogo do cearense caiu muito e Alexandre Muller se aproveitou, quebrando o serviço de Thiago no terceiro e no sétimo game. O francês sacou para selar sua vitória no segundo set por 6-2, em 35 minutos.
 
No terceiro set, o francês acreditou que poderia vencer e, com o apoio da torcida local, jogou melhor que Thiago. No quinto game, Muller quebrou o saque do brasileiro. No oitavo game, finalmente o número 95 do mundo voltou a incomodar o serviço do adversário e conseguiu a quebra, empatando a parcial em 4-4. No game seguinte, porém, o brasileiro sacou muito mal e cedeu outra quebra de saque para Muller, que sacou em 5-4 e, sem grandes problemas, fechou o terceiro set em 6-4, depois de 45 minutos.
 
O quarto set foi muito tenso para Thiago Monteiro. Precisando vencer a qualquer custo para levar a partida para o quinto set, o cearense demonstrava nervosismo e não conseguia encontrar seu melhor jogo. Os sacadores se apresentavam melhor e apenas no décimo game houve duas chances de quebra. Só que Thiago Monteiro as desperdiçou e a parcial acabou indo para o tiebreak depois de mais uma confirmação de serviço de lado a lado. Mais uma vez a maior experiência do brasileiro prevaleceu e, sem sofrer minibreaks e conquistando dois no game de desempate, Thiago Monteiro fechou o set em 7-3, após 59 minutos, e forçou o quinto set. 
 
O último set foi tranquilo para o brasileiro que, além de quebrar três vezes o saque do oponente, só se viu ameaçado com break points no quarto game. Mesmo assim, o cearense não cedeu seu saque e fechou o jogo em grande estilo, com direito a pneu e comemoração pela primeira vitória em uma chave principal de Grand Slam. O próximo adversário de Thiago Monteiro será outro francês, só que bem mais forte: o atual número 15 do mundo, Gael Monfils, que derrotou ontem o alemão Dustin Brown em sets diretos.
Por Rodrigo Soares

Publicado em 30 de Maio de 2017 às 19:25


Notícias