Ele é o Cara!

Com bom humor, Federer dribla gafe com futebol e admite pensar em jogar Olimpíada do Rio em 2016

Suíço será o grande favorito para a conquista do lugar mais alto do pódio no individual em Londres e, principalmente, após o hepta em Wimbledon


Com a elegância e a educação características, Roger Federer se dirigiu para a sala de coletivas do Centro de Imprensa de Londres e tratou de abafar o atraso de quase uma hora para o compromisso com os vários jornalistas presentes. Principal nome para o inédito ouro nas simples nos Jogos Olímpicos, o vencedor de 17 Grand Slams tratou de enfatizar que não há problema de ser considerado o favorito a muitos para ficar com o título.

Ron C Angle (TPL)
Federer conseguiu medalha de ouro nas duplas nos Jogos de Pequim/2008
"Não ligo de ser o favorito, porque é assim que eu jogo melhor. Talvez eu fosse mais favorito em 2004, quando tinha acabado de virar o número 1. Agora estou de volta com o título de Wimbledon. Isso me dá uma confiança incrível e talvez uma ou outra vantagem sobre os adversários. Mas não importa. Quero realizar aqui o meu sonho de ganhar o ouro olímpico", declarou Federer, que foi medalha de ouro em duplas nos Jogos de Pequim/2008.

No individual, Federer alcançou o melhor resultado também na China - as quartas de final (derrota para o americano James Blake). Em Atenas/2004, quando começava seu reinado no topo do tênis masculino, o suíço foi surpreendido logo na estreia pelo ainda jovem tcheco Tomas Berdych, hoje número 7 do mundo.

E se o tão sonhado lugar mais alto do pódio não vir na Inglaterra, há chances de o recordista em semanas na ponta do ranking jogar as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.  Nesta quinta, Federer revelou que isso depende apenas de suas condições física e mental.

"Quem sabe [disputar os Jogos do Rio]. Há uma chance. Vou fazer 31 anos em pouco tempo. Jogar aos 35 anos é possível. Preciso que mente e corpo estejam em harmonia até lá. A mente quer jogar e espero que o corpo acompanhe. E espero que seja possível", explicou.

Fã de esportes nas Olimpíadas, Federer também foi questionado a respeito do esporte que gostaria de praticar caso não fosse tenista. Na hora, o suíço apontou o futebol, porém cometeu um equívoco ao pensar que Londres seria o primeiro palco da modalidade em Jogos.

"Eu gostaria de jogar futebol. É a primeira vez que está na Olimpíada, não?", questionou, ouvindo, em seguida, a resposta negativa. "Então acho que não (risos). Mas acho que o futebol", continuou o heptacampeão de Wimbledon.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Federer e Azarenka são confirmados como principais favoritos para as chaves olímpicas

"Pensar em levar a bandeira do meu país é sensacional", afirma Djokovic

Espanha aciona "plano B" e escolhe Pau Gasol no lugar de Nadal como porta-bandeira nas Olimpíadas

Nadal anuncia que não jogará as Olimpíadas de Londres: "Um dos dias mais tristes da minha carreira"

Del Potro confirma dupla mista com Gisela Dulko e quer "roubar" medalha nas simples em Londres

Nadal pensa nas Olimpíadas e cancela exibição contra Djokovic no Santiago Bernabéu

Roddick mantém mistério e não dá certeza sobre retorno a Wimbledon em 2013

Wimbledon considera mudança de data por melhor adaptação dos jogadores à grama

ESPECIAL:A história por testemunha - Em sua 100ª edição, a Revista TÊNIS fez uma seleção do que ela considera os 100 melhores tenistas de todos os tempos   (Confira!)

Da redação

Publicado em 26 de Julho de 2012 às 15:09


Notícias