Esquadra

Com ausência de Bellucci, Brasil terá estreia de Clezar contra o Equador na Copa Davis

Número 1 do País fica de fora do confronto para intensificar tratamento após desistência no quali de Miami por desidratação


São Paulo (Brasil) - O paulista Thomaz Bellucci não estará presente no time do Brasil em série contra o Equador válida pelo Zonal Americano da Copa Davis entre 4 e 6 de abril. O capitão João Zwetsch definiu nessa terça-feira os seus convocados, que serão Rogério Dutra Silva e Guilherme Clezar para os jogos de simples, e Bruno Soares e Marcelo Melo para as duplas.

Clezar fará sua estreia como titular no time brasileiro da Copa Davis em série contra o Equador

Após abandonar o seu jogo no qualifying do Masters 1000 de Miami devido a um problema de desidratação, Bellucci optou por dar sequência aos exames para resolver essa situação o quanto antes. Vale lembrar que, um mês antes, no ATP 250 de Buenos Aires, o canhoto de Tietê também abandonou uma partida em condições de alta temperatura e umidade.

"Jogar a Copa Davis sempre foi uma prioridade para mim. Foi uma decisão muito difícil, mas tenho que pensar na minha saúde neste momento e achar uma solução para este problema. Minha equipe técnica e médica me aconselharam a não jogar, e o João (Zwetsch) compreendeu perfeitamente a minha situação. Então, eu me sinto mais seguro em abrir mão da Copa Davis e não trazer nenhum prejuízo para a equipe, caso o problema volte a acontecer", explicou o número 1 do Brasil.

O médico de Bellucci, Gustavo Magliocca, destacou: "O Thomaz tem uma perda hídrica importante. Precisaremos de, pelo menos, duas semanas de testes para melhor investigar tais sintomas e propor uma melhor relação de reposição energética e hídrica".

Bellucci não estará presente em série contra o Equador para intensificar tratamento

João Zwetsch admitiu que conversou com o ex-pupilo antes do momento da convocação e entende que Bellucci ficou preocupado pelas condições de Guayaquil, sede do confronto. "Eu e o Thomaz conversamos bastante e eu compreendi a sua decisão. É óbvio que ele gostaria de jogar, está sempre à disposição da Copa Davis, mas está ansioso por resolver seu problema, receoso em jogar em Guayaquil, que apresenta as mesmas condições climáticas de Miami, e trazer algum prejuízo à equipe. Espero que ele se recupere o mais rápido possível", declarou.

Se Bellucci fica de fora dessa vez, por outro lado Guilherme Clezar poderá fazer a sua estreia no torneio entre países. O gaúcho já acompanhou o grupo várias vezes como reserva, mas agora estará em quadra para dar uma vaga ao país na repescagem do Grupo Mundial. Rogerinho, por sua vez, já vem atuando há alguns anos, inclusive nos Playoffs do ano passado contra a Alemanha.

O Equador já tinha definido sua equipe há alguns dias. O talentoso Emilio Gomez será o líder da equipe, que também contará com Giovanni Lapentti, Julio Cesar Campozano e Gonzalo Escobar.

As partidas do confronto entre Brasil e Equador serão disputadas no estádio Francisco Segura Cano, no Guayaquil Tenis Club, com capacidade para 1.500 espectadores. Os jogos acontecem a partir das 10h locais (12h de Brasília) na sexta-feira e no domingo. No sábado, o jogo de duplas será a partir das 13h locais (15h de Brasília).

Da redação

Publicado em 25 de Março de 2014 às 08:53


Notícias Brasil ausência Thomaz Bellucci estreia Guilherme Clezar Rogerinho Bruno Soares Marcelo Melo Copa Davis