Atenção

Cinco situações de jogo e o melhor jeito de reagir a elas

Confira o que fazer em cada região da quadra e a melhor tática para você utilizar em determinados momentos da partida


O moderno sistema de ensino do tênis procura realmente dar as ferramentas para que os tenistas compreendam o jogo como um todo. Sendo assim, neste artigo sobre táticas fundamentais para simples e duplas vamos falar sobre as cinco situações principais de jogo e como você pode sair em vantagem de cada uma delas.

1. JOGADOR SACA
Caro leitor: o saque é o fundamento em que você pode e deve investir grande parcela da sua prática. Para sacar bem, você depende só de si, em dois sentidos: não é preciso ter um companheiro para praticar e, além disso, este é o único golpe do tênis em que você inicia com a bola na mão, ou seja, está no controle total da situação. Uma escolha esperta para jogadores iniciantes e intermediários é tentar sacar no fundo da área de saque. Desta maneira, você vai impedir que seu adversário consiga angular a resposta e tomar a iniciativa do ataque.

Dica técnica: no início do aprendizado, a maioria das pessoas saca com a empunhadura igual ao forehand. Assim que possível, faça a transição gradual para o grip Continental, que é aquele que lhe permitirá imprimir efeitos ao golpe. Este efeito fará com que você solte mais o braço e controle - além da profundidade - direção e variações táticas mais avançadas.

Joguinho: marque com uma fita crepe (ou desenhe na quadra de saibro) uma faixa funda na área de saque, de aproximadamente dois pés de largura (ver imagem acima). Ao jogar com seu companheiro de treino, marque um ponto bônus para cada saque que cair nesta área. Ou seja: se eu sacar na área, disputar e ganhar o ponto, a contagem fica em 30 a 0.

2. JOGADOR RECEBE
Aproveite cada oportunidade que tiver para praticar este fundamento, normalmente tão abandonado pelos professores. É importante treinar devoluções o máximo possível, para que você consiga neutralizar o saque adversário. Responder o serviço bem no fundo e no meio da quadra é uma forma segura de manter seu oponente em uma área neutra ou, até mesmo, defensiva. Quanto mais no fundo, e mais no meio estiver seu adversário, menores as chances de ele atacá-lo e de fazê-lo correr muito.

Dica técnica: pratique o saltito (split step) de antecipação para frente para que seu centro de gravidade esteja se movendo na direção da rede durante a resposta de saque. Isto vai tornar suas devoluções mais "pesadas".

Joguinho: marque uma área no fundo e no meio da quadra dos dois lados, com tampinhas de tubos de bola (ou desenhando no saibro), de aproximadamente dez pés de diâmetro (exemplo ao lado). Ao jogar com seu companheiro de treino, marque um ponto bônus para cada jogador que acertar a resposta de saque dentro desta região.


3. JOGADOR TROCA BOLAS DE FUNDO DE QUADRA

As trocas de bola mais seguras passam mais altas sobre a rede e são feitas na diagonal da quadra. Se você conseguir fazer estas trocas na direção do backhand adversário, bem no fundo, as chances de sucesso aumentam. A questão é que, provavelmente, ele troca de bola tentará fazer o mesmo contra você, portanto, vale à pena investir neste fundamento - o backhand - também.

Dica técnica: o forehand inside-out, ou golpe cruzado reverso, poderá ser usado quando a bola vier um pouco mais lenta, de maneira que você possa cruzá-la de fundo com seu golpe dominante e jogar seu adversário para fora da quadra do lado não dominante.

Joguinho: marque duas áreas nos cantos esquerdos e fundos da quadra (exemplo abaixo). Você e seu companheiro de treino devem acertar pelo menos duas bolas nesta área. Assim que um dos dois conseguir este objetivo, disputarão os pontos normalmente. Aumentem ou diminuam o número de bolas que precisam acertar na área conforme o nível de jogo.

4. JOGADOR SOBE À REDE
O sucesso de um jogador em seus voleios e smashes é diretamente proporcional à qualidade da bola que usou para subir à rede. Ir à rede com bolas bem fundas e paralelas é uma boa opção para segurar o oponente na defensiva e chegar rapidamente ao lugar de onde se pode fechar os possíveis ângulos de passadas.

Dica técnica: os efeitos ajudam muito no controle deste tipo de bola, chamado golpe de aproximação (approach). Outro fator importante é fazê-lo durante a corrida para a rede.

Joguinho: marque áreas no fundo e na paralela, em três níveis. Perto da linha de saque, vale um ponto; no meio, dois; e perto da linha de fundo, três. O jogador que primeiro fizer trinta pontos com golpes de aproximação direcionados para estas regiões é o vencedor.


5. ADVERSÁRIO SOBE À REDE

Quando seu adversário subir à rede, é importante manter a calma e os olhos na bola. Como a maioria dos iniciantes e intermediários não pratica smashes, levantar a bola para dar um lob é uma boa pedida.

Dica técnica: jogadores iniciantes e intermediários poderão ter facilidade em levantar a bola simplesmente abrindo a face da raquete no momento do impacto (o famoso "balão"). Mais adiante, vale a pena aprender a executar os lobs com efeito topspin.

Joguinho: para estimular esta jogada, faça um set com seu companheiro de treino em que os pontos vencidos com lob valem dois.

Suzana Silva

Publicado em 22 de Fevereiro de 2016 às 18:50


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