Futuro ace

Cinco dicas para melhorar seu serviço

O que fazer para possuir um saque mais efetivo


Ron C. Angle/TPL

 

1. Não entre em pânico
Você não é o único a ter um lançamento de bola (toss) ruim. Mesmo os profissionais perdem o controle desta que parece ser a técnica mais simples do tênis. A verdade é: não é nada fácil. Houve uma vez em que Mary Joe Fernandez me disse: "Não consigo mais lançar a bola, Nick, não sei como fazer!" Se isso pode acontecer com ela, pode acontecer com você. Mas há esperança.

 

2. Mantenha a bola baixa
Mary Joe tinha um movimento longo no saque, então ela tinha que jogar a bola muito alta. Quanto mais alto o lançamento da bola, maior a propensão de algo dar errado. Disse a ela que, para melhorar o toss, ela precisava diminuir o movimento do saque, então ela poderia alcançar a bola mais rapidamente. Um movimento mais curto forçou-a a lançar a bola mais baixa e o saque dela se tornou mais consistente. Na melhor das hipóteses, você deve golpear a bola assim que ela atingir o ápice de altura ou um pouco abaixo disso.

 

3. Use duas bolas
Tente sacar com duas bolas em sua mão. Isso lhe força a segurar a bola que será lançada com a ponta dos dedos. Isso também lhe ensinará a estender totalmente o braço na hora do lançamento, ao invés de jogar a bola para cima durante o movimento. É difícil jogar uma bola quando você está segurando outra na palma da mão.

 

4. Pés juntos
Aqui vai um drill: fique atrás da linha de base, como se fosse sacar, mas volte seu corpo totalmente para a rede. Mantenha os pés juntos (eles precisam estar encostando um no outro). Lance a bola e bata nela com a raquete, fazendo-a passar sobre a rede sem mexer os pés. Se você não conseguir realizar um bom toss, tropeçará durante o movimento do saque. Isso melhorará o seu lançamento.

 

5. Experimente
Não é preciso assistir aos jogos dos profissionais durante muito tempo para perceber quanta variedade eles têm no saque. Não tenha medo de tentar coisas diferentes e converse com vários professores sobre as coisas que você deveria levar em conta na hora de sacar. Eventualmente você encontrará algo que pode funcionar para o seu saque.

 

Nick Bollettieri

Publicado em 23 de Dezembro de 2015 às 16:04


Notícias