Aqui não!

Chefe da arbitragem reafirma que regra dos 25 segundos não será aplicada durante o Aberto da Austrália

Polêmica em relação às punições a aqueles que demorarem entre os pontos não terá vez em Melbourne, garante o árbitro espanhol Enric Molina


Um dos temas mais comentados nesse começo de ano, sem dúvida, é a aplicação da regra dos 25 segundos que os jogadores não poderão ultrapassar entre os pontos. Caso contrário, serão punidos com uma advertência. No caso do sacador, se demorar muito, leva primeiramente a verbal, sendo seguida da perda do serviço e, consequentemente, do ponto.

Ron C Angle (TPL)
Tenistas como Djokovic podem ter problemas com regra mais rígida dos 25 segundos
No entanto, tais regras serão cobradas pelos árbitros nos eventos organizados pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), que incluem os Masters 1000, os ATPs das séries 250 e 500, além dos Challengers. Nos Grand Slams e Copa Davis, torneios gerenciados pela Federação Internacional de Tênis (ITF), a norma não será cobrada.

Chefe da arbitragem, o espanhol Enric Molina reiterou que a regra não será aplicada no Aberto da Austrália, que começa na próxima semana. "Os torneios de Grand Slam, assim como a Copa Davis, até o momento, não adotaram a nova regra e, por isso, não será aplicada no Australian Open", declarou.

"A regra leva muitos anos, mas essa modificação se deu para reafirmar o seu cumprimento. Nos últimos anos, tem-se notado um aumento de tempo por parte dos jogadores e, com certeza, [a regra] acabou não sendo aplicada de maneira estrita como era desejada", continuou o árbitro.

A rigidez da regulamentação deverá trazer problemas a tenistas que levam bastante tempo para repor a bola em jogo, como é o caso do espanhol Rafael Nadal e do sérvio Novak Djokovic, protagonistas da final mais longa da história dos Grand Slams - 5h53m no próprio Aberto da Austrália do ano passado.

Porém, Molina reitera que a regra deve ser mantida à risca igualmente para todos os atletas. "A regra é igual para todos os jogadores e não deveria haver exceções. É óbvio que grande parte da polêmica se deu por comentários a respeito de alguns tops, mas pessoalmente não creio que a regra não será aplicada por igual. Simplesmente não era aplicada com a regularidade desejada a todos os níveis", concluiu.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ITF nomeia Djokovic e Serena como os melhores jogadores de 2012

Ferrer acusa dores nas costas, desiste de turnê de Federer em SP e será substituído porTommy Haas

Tsonga e Verdasco marcam presença inédita na Hopman Cup em 2013

Jogo entre Djokovic e Guga no Maracanãzinho terá preços a partir de R$100

Nadal aproveita tempo fora das quadras para jantar com Rei Juan Carlos da Espanha

Campeão em Toronto, Djokovic bota pressão e pode roubar nº1 de Federer após Cincinnati

"Pensar em levar a bandeira do meu país é sensacional", afirma Djokovic

Espanha aciona "plano B" e escolhe Pau Gasol no lugar de Nadal como porta-bandeira nas Olimpíadas

ESPECIAL:Chega de malandragem - Como você quer ficar conhecido no circuito? Que tipo de relacionamento pretende plantar no meio tenístico? O tênis sempre foi um esporte de cavalheiros, então, porte-se como um  (Confira!)

Da redação

Publicado em 10 de Janeiro de 2013 às 09:33


Notícias