Esperança

Capitão norte-americano acredita que Querrey entra no top20 em 2009

Patrick McEnroe elogia o tenista de 21 anos, que acaba de se garantir na final do torneio de Auckland


Querrey venceu Ferrer na semifinal e se garantiu na decisão do torneio de Auckland
Consagrado por nomes como Andre Agassi, Pete Sampras, John McEnroe, entre outros, o tênis norte-americano anda apagado nos últimos anos. Diante de uma geração que não empolga, Sam Querrey enche de esperanças o capitão norte-americano na Davis, Patrick McEnroe.

Irmão mais novo de John, Patrick não obteve o mesmo sucesso como profissional, mas mesmo assim chegou a figurar entre os 30 melhores do mundo. Agora capitão do país na Davis, o ex-tenista aponta o jovem de San Francisco como o melhor da nova geração. "Sam (Querrey) tem trabalhado com um de nossos melhores treinadores, Jose Higueras. Assim, acredito que será um grande ano para ele", aposta.

Nas últimas temporadas, os EUA contaram sempre com dois tenistas entre os melhores do mundo, Andy Roddick e James Blake. Apesar de ter ocupado a primeira colocação do ranking, Roddick não vem ameaçando Roger Federer e Rafael Nadal nos últimos anos; algo também inimaginável para Blake.

Embora admita que este também não deve ser o destino de Querrey, McEnroe confia em uma boa carreira para o jovem de 21 anos. "Acho que este ano ele fica entre os 20 e, certamente, pode ir ainda mais além".

Ainda desconhecido do grande publico, o atual número 36 do mundo chegou até as oitavas-de-final do US Open no ano passado, realizando uma dura batalha contra Rafael Nadal. Na ocasião, o espanhol elogiou o tenista da casa: "Eu o conheço bem. Tem um bom serviço. Acho que ele pode jogar ainda melhor, já que é um grande jogador".

Confirmando as previsões do capitão, Querrey já vem realizando um bom começo de temporada. O tenista acaba de se garantir na final do ATP de Auckland, na Nova Zelândia, colocando os EUA na decisão pela primeira vez desde 2000, quando Michael Chang obteve o mesmo feito. Porém, a briga pelo primeiro título na temporada deve ser difícil, já que o norte-americano terá o favorito argentino Juan Martin del Potro pela frente.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 16 de Janeiro de 2009 às 10:20


Notícias