Cbt

Brasileirão juvenil começa neste sábado com 63 jogos

Evento acontece em Brasília


Está tudo pronto para o início dos jogos do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil de Tênis 2008, torneio que reúne os melhores tenistas infanto-juvenis do País e que estão em busca do título de campeão brasileiro desta temporada. O Brasileirão, que acontece tradicionalmente na Capital Federal, terá início neste sábado, com 63 jogos da fase classificatória, que serão disputados nas quadras de saibro do Clube do Exército.

O campeonato, que dá continuidade a uma série de cinco torneios consecutivos em Brasília, segue até o dia 20 de julho, porém, o calendário do " Mês do Tênis" ainda passa pelos Abertos de Tênis Masculino e Feminino, que fazem parte da série Future, e encerra com o Campeonato Brasileiro de Seniors.

No qualifying jogam apenas os meninos dos 14, 16 e 18 anos masculino, provenientes de 14 Estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Ceará, Bahia, Mato Grosso e Pernambuco. A partir de segunda-feira tenistas de mais 11 Estados entram na briga, com o início da chave principal.

Líderes do ranking nacional na primeira categoria, os 12 anos, Luana Trautwein(SC) e Silas Cerqueira (BA) saíram adiantados e estréiam somente na segunda rodada da chave principal. Nos 14 anos Bruna Magalhães (RJ) e Hugo Dojas (SP), tenistas que estão entre os quatro melhores do Brasil, são os destaques.

Nos 16 anos, Guilherme Clezar (RS), primeiro favorito ao título, disputa o seu último ano na categoria. O gaúcho integrou a equipe brasileira que conquistou vaga no Mundial da categoria, ao vencer o Sul-americano disputado em Santiago, no Chile, ao lado de Henrique Tsukamoto (SP) e Tiago Fernandes (AL), que também estão confirmados na chave principal do Brasileirão. No feminino, Rafaella Miiller(SC) aparece como favorita ao lado de Isadora Busch(SP), Flávia Araujo(SP) e Priscila Garcia(PR), cabeças 1,2, 3, e 4 respectivamente.

Nos 18 anos, os jogos prometem emoções àqueles que se despedem do juvenil e partem nos próximos anos para o profissionalismo e àqueles que entram na última categoria do juvenil. Favoritas, Juliana Portiolli(PR), Juliana Pires (RS) e Thais Xavier são os destaques na chave principal, além da quinta-cabeça-de-chave, Luiza Sonnervig, que defende o Estado de São Paulo na Copa das Federações.

" A Copa das Federações serve para aquecer o Brasileirão. É muito importante ter os dois torneios em semanas seguidas, pois dá para adequar ao ar seco da cidade", disse Sonnervig que está no primeiro ano da categoria 18 anos.

Entre os meninos Fabrício Neis (RS) e Carlos Severino(RJ) são os primeiros favoritos da chave.

Os jogos da fase classificatória iniciam às 10 horas, no Clube do Exército, em Brasília, que também recebe as finais da Copa das federações, a partir das 9horas. A entrada é franca.

Premiação

Além do título de melhor jogador de sua categoria no País, os vencedores dos 16 e 18 anos, masculino e feminino, vão ganhar um wild card na chave principal de um torneio da série Future no Brasil, já confirmado para o segundo semestre de 2008. Os vice-campeões das duas categorias também vão ganhar convites, só que para o qualifying de um desses torneios. O Future onde os vencedores vão receber o convite será definido pela CBT e também dependerá do local onde os beneficiados moram, para que não tenham muitas despesas com transporte.

A premiação de 12 e 14 anos, masculino e feminino, será um convite para disputar a chave principal de uma categoria acima em uma das etapas do Torneio Nacional, que contará pontos de Grupo 1 para o ranking brasileiro. Já os vice-campeões vão ganhar vagas na chave principal de um torneio de Grupo II, também em uma categoria acima.

Da redação

Publicado em 11 de Julho de 2008 às 17:57


Notícias