Torneio

Brasil tenta colocar três tenistas na semifinal nos 18 anos do Banana Bowl

Marcelo Zormann, Orlando Luz e João Menezes estarão em ação nas quadras de São José do Rio Preto a partir das 10h desta sexta-feira


Por Matheus Martins Fontes, de São José do Rio Preto*

São José do Rio Preto (Brasil) - A última vez que o Brasil conquistou o título dos 18 anos no Banana Bowl aconteceu há longínquos 33 anos, quando Eduardo Oncins levantou a taça em São Paulo. De lá para cá, nunca outro brasileiro ousou a ficar em primeiro lugar em um dos torneios mais importantes do cenário infantojuvenil do mundo, em que já jogaram feras como John McEnroe, Ivan Lendl, Andy Roddick, Gabriela Sabatini, dentre outras lendas.

Marcelo Zormann é um dos três brasileiros vivos nas quartas de final do Banana Bowl 2014

Só que em 2014, a história parece estar sendo escrita com um desfecho feliz para os donos da casa. Dos oito quadrifinalistas em simples, três deles representam a bandeira do Brasil e vão entrar em quadra nesta sexta-feira nas quadras do Clube Monte Líbano, em São José do Rio Preto.

A partir das 10h na quadra central, João Menezes, cabeça de chave 7, enfrenta o italiano Andrea Pellegrino. Logo em seguida, é a vez de Orlando Luz, melhor juvenil do país e que vem embalado do título no Assunción Bowl, encarar o italiano Matteo Berrettini. E não antes das 12h30, Marcelo Zormann, cabeça 6, tem difícil teste contra o holandês Tim Van Rijthoven, 14o favorito.

Natural de Lins, cidade a 100km de São José do Rio Preto, Zormann treinou até o ano passado no Harmonia Tênis Clube e admite que está se sentindo em casa no Banana Bowl desse ano. Para ele, pelo nível que os tenistas brasileiros vêm atuando em todas as categorias, chegou a hora do país quebrar o longo tabu sem troféus no evento fundado por Alcides Procópio.

"Não só nos 18 anos, mas eu vi os meninos jogando nos 16 e todos estão com um nível muito alto. Acho que, trabalhando da forma certa, o Brasil vai ter jogadores muito bons. Acho que, este ano, temos uma grande chance de um brasileiro ganhar o torneio novamente depois de muito tempo", afirmou o jovem de 17 anos, que treina hoje no Instituto Gaúcho de Tênis (IGT), em Porto Alegre.

Além das simples, o Brasil também pode garantir os primeiros finalistas na chave de duplas. A partir das 14h30, Orlando Luz e João Menezes jogam na quadra central contra os norte-americanos Alex Rybakov e Henrik Wiersholm. Luisa Stefani joga no mesmo horário na quadra 6 ao lado da mexicana Renata Zarazua contra a chilena Fernanda Astete e a holandesa Roos Van Der Zwaan.

Nesta sexta-feira, o Banana Bowl também terá a definição dos semifinalistas nas categorias 16 e 14 anos, masculino e feminino, que acontecem todas no Clube Monte Líbano, assim como a categoria 12 anos. Os tenistas do Tennis 10’s, que têm entre 7 e 10 anos, começam o torneio no Palestra Esporte Clube.

Confira a programação de amanhã do Banana Bowl:

ITF 18 anos (Clube Monte Líbano)

Cosat 16 e 14 anos (Clube Monte Líbano)

CBT 12 anos (Clube Monte Líbano)

CBT Tennis 10′s (Palestra Esporte Clube)

Da redação

Publicado em 20 de Março de 2014 às 20:10


Notícias Marcelo Zormann Banana Bowl Rio Preto tabu Brasil 18 anos