Circuito Juvenil
Brasil Juniors Cup e Banana Bowl acontecem, respectivamente, em Porto Alegre (RS), de 17 a 23 de fevereiro, e Gaspar (SC), de 24 de fevereiro a 2 de março
O Brasil vai receber nos próximos dias dois importantes torneios do circuito juvenil do Tênis mundial: a Brasil Juniors Cup, que acontece de 17 a 23 de fevereiro em Porto Alegre (RS), e o Banana Bowl, programado para os dias 24 de fevereiro a 2 de março, em Gaspar (SC).
Estrelas como Carlos Alcaraz, atual número 3 do ranking da ATP, e João Fonseca, que segue surpreendendo fãs de Tênis pelo Brasil e mundo, começaram a trilhar os primeiros passos no esporte desde pequenos, e disputaram os dois torneios. Além deles, outro tenista de alto nível no mundo que disputou ambos os torneios é Holger Rune, da Dinamarca, que atualmente ocupa a posição de número 12.
Alcaraz disputou ambos em 2019, chegando na semifinal da Brasil Juniors Cup mas caindo na segunda rodada do Banana Bowl. Já João, que vem enfileirando bons resultados no Aberto de Buenos Aires, chegou mais longe nos dois torneios. Na disputa do Banana Bowl de 2023, em Criciúma, Fonseca só parou na final, disputada contra o russo Yaroslav Demin. Já na Brazilian Juniors Cup, João alcançou as quartas-de-final.
Em 2025, na lista dos principais nomes que participarão do Banana Bowl e do BJC, está a estadunidense Kristina Penickova, atual vice-campeã do Australian Open juvenil, além de outros quatro atletas do top 10: Jeline Vandromme, da Bélgica (#6), Jagger Leach (#4) e Jack Kennedy (#4), dos EUA, além do espanhol Andres Santamarta Roig (#7).
Entre os brasileiros, oito tenistas marcam presença nos torneios: Victoria Barros (#31), Pietra Rivoli (#106) e Nauhany Silva (#145) jogam as chaves femininas, enquanto Luis Miguel (#35), João Pedro Bonini (#38), Victor Winheski (#67), Gustavo Albieri (#102) e Pedro Chabalgoity (#123) jogam os torneios masculinos. Além disso, confore avançar a fase qualificatória, o número de brasileiros pode aumentar.
Já faz décadas que tanto a Brasil Juniors Cup e o Banana Bowl são organizados, e frequentemente nomes de sucesso foram revelados pelas competições. Os principais destaques são Andy Roddick e John McEnroe; Ivan Lendl, da Rep. Tcheca; além da argentina Gabriela Sabatini, a sérvia Ana Ivanovic e a russa Svetlana Kuznetsova.
Para Rafael Westrupp, atual presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), as competições juvenis oferecem uma ótima oportunidade aos atletas brasileiros. “Ter competições com esse tamanho coloca o nosso esporte e os nossos atletas em evidência no cenário mundial, já que eles podem jogar em casa e com menos custos", comentou. "Agradeço às Federações Gaúcha e Catarinense por mais uma realização e tenho certeza que teremos competições de alto nível”.
Entre os brasileiros que distaram os torneios, muitos estão nas principais prateleiras da história do esporte. Gustavo Kuerten, Bia Haddad, Fernando Meligeni, Andrea Vieira, Jaime Oncins, Flávio Saretta, Teliana Pereira, Roberta Burzagli e Thomaz Bellucci são os destaques.
Publicado em 13 de Fevereiro de 2025 às 15:40
Agenda de sexta (14): brasileiros são destaque em dia movimentado no Aberto de Buenos Aires; veja programação
Rio Open 2025: lista de atletas tem Zverev e brasileiros Fonseca e Wild como destaques; confira lista
+LIDAS