Azar!

Brasil não leva sorte e enfrenta EUA, fora de casa, no retorno à elite da Copa Davis

Em sorteio nessa quarta, Bellucci e Cia enfrentarão forte equipe americana pela 1ª rodada do Grupo Mundial; piso escolhido deve ser rápido indoor


Em sua volta ao Grupo Mundial da Copa Davis, o Brasil terá uma "pedreira" pela frente e enfrentará o time dos Estados Unidos na primeira rodada de 2013. O sorteio realizado nesta quarta-feira definiu a chave da competição mais importante entre países e o time de João Zwetsch será obrigado a jogar fora de casa, graças ao regulamento da competição.

Luiz Pires/Fotojump
Time de Thomaz Bellucci não deu sorte e terá que viajar aos EUA na estreia da Copa Davis
O último embate entre as duas nações aconteceu em 1997. Em Ribeirão Preto, a equipe de Jim Courier e Malivai Washington derrotou Gustavo Kuerten e Cia por 4 a 1 na estreia do Grupo Mundial. Dessa maneira, um novo encontro seria realizado em solo americano, como acontecerá entre 1 e 3 de fevereiro da próxima temporada.

A única vitória do grupo verde-amarelo aconteceu em 1966, quando Thomaz Koch e Edison Mandarino derrotaram Arthur Ashe e a forte equipe americana por 3 a 2 na semifinal do Interzonal que aconteceu em Porto Alegre.

O emparelhamento não podia ser pior, já que o Brasil tinha chances de ser mandante - contra Espanha, República Tcheca e Croácia. Contra Sérvia e Cazaquistão, seria necessário novo sorteio para definir a sede. Porém, contra norte-americanos, franceses e argentinos, o País teria que viajar.

A expectativa é que o capitão americano, o próprio Courier, venha a escolher um piso muito rápido - provavelmente o rápido indoor ou mesmo uma quadra de grama -, superfícies que mais agradam os seus comandados e não são o ideal para os sulamericanos.

Os outros confrontos do Grupo Mundial também foram conhecidos nessa quarta-feira. A atual campeã Espanha, que está na final de 2012, encara o Canadá, fora de casa. O vencedor duelará com o melhor de Itália e Croácia, que jogarão em território italiano.

Quem passar de EUA e Brasil enfrentará o vencedor de Sérvia e Bélgica, que duelarão em solo belga. A França receberá o time de Israel e pode duelar nas quartas contra a Argentina, que será mandante contra a Alemanha. E, finalmente, a República Tcheca, finalista desta temporada, encara a Suíça, fora de casa, e pode enfrentar nas quartas o Cazaquistão, que recebe a Áustria.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Guga e Larri Passos acompanham vitória de Rogerinho e Brasil se aproxima da elite daCopa Davis

+Time brasileiro dá aval para torcida provocar a Rússia: "A batata vai assar para eles"

Brasil aposta em Rogerinho e Bellucci para os Playoffs da Copa Davis

Bellucci estreia contra espanhol e tem chances de cruzar com Andy Murray no Aberto dos EUA

Rogerinho larga contra qualifier e pode cruzar com Djokovic no US Open

+Após batalha, Melo e Soares vibram com melhor campanha de uma dupla brasileira em Olimpíadas

Bellucci leva azar no sorteio e estreia contra Tsonga na Olimpíada

Bellucci e Rogerinho asseguram vaga para o Brasil no US Open

ESPECIAL: Sob controle - Após susto no primeiro dia, Brasil consegue virada em ritmo de funk contra a Colômbia em Rio Preto e disputará pela sétima vez seguida a repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Setembro de 2012 às 04:36


Notícias