WTA

Bia entra no top 30 e será cabeça de chave em Wimbledon

Brasileira segue fazendo grande temporada


Nessa segunda-feira, Bia Haddad Maia amanheceu alcançando o melhor ranking da carreira. Com o grande desempenho na grama, a brasileira entrou no top 30 e pode ser vista como a 29ª melhor no circuito feminino - igualando o ranking de Maria Esther Bueno que alcançou a mesma posição em dezembro de 1976.

A brasileira também pode ser vista no top 30 em duplas e se tornou a primeira do país a estar na seleta lista tanto em simples quanto em duplas ao mesmo tempo. Além do título recente que conquistou nas duas categorias no WTA 250 de Nottingham, Bia foi vice campeã no Australian Open desse ano ao lado de sua parceira Anna Danilina.

Vale ressaltar a grande campanha que Bia teve durante o WTA 250 de Birmingham. Logo na estreia enfrentou Petra Kvitova, ex número dois do ranking e bicampeã de Wimbledon. Seguiu passando por nomes como Magdalena Frech, Camila Giorgi, um dos grandes nomes no circuito feminino, e venceu Simona Halep, ex número um e campeã de dois slams.

Após o triunfo contra a romena, a paulista comentou que a partida foi mentalmente dura e que tem se entregado muito para fazer dar certo. "Isso tudo vem com o trabalho duro que eu e minha equipe estamos construindo. Eles deixaram meu corpo no jeito para esta semana e também não posso deixar de falar do Rafa (Paciaroni, técnico), que vem trabalhando minha parte mental." acrescentou a brasileira.

Acumulando dez vitórias consecutivas, já é certo que será cabeça de chave tanto no WTA de Eastbourne que disputa essa semana quanto na chave principal de Wimbledon. Em Eastbourne, Bia já tem adversária confirmada para a estreia: Kaia Kanepi que, por sua vez, passou por Nuria Parrizas-Diaz. A brasileira já enfrentou Kanepi antes nessa temporada, mas na terra batida de Roland Garros em resultado que a estoniana levou a melhor. Essa foi a última derrota de Bia na atual temporada.

Sobre a atuação na grama, Bia acredita que "é um começo na grama muito melhor do que esperávamos. Eu vim fazer o meu melhor e tive muitos jogos duros desde a semana passada. Joguei contra jogadoras do topo do tênis e isso foi me dando confiança para seguir sendo agressiva e fazendo as minhas coisas. Estou feliz com o trabalho que vem sendo feito e animada para os próximos".

Em Wimbledon será cabeça de chave do torneio pela primeira vez e ainda contará também com a presença de Laura Pigossi, medalhista de bronze na Olimpíada, na chave principal. Após as desistências de Eugenie Bouchard e Naomi Osaka, Laura garantiu vaga sem precisar passar pelo qualificatório.

Marcela Linhares

Publicado em 20 de Junho de 2022 às 11:03


Notícias WTA Bia Haddad Maia top 30 Beatriz Haddad Maia