Ausência

Bellucci fica fora da equipe da Copa Davis pela primeira vez desde 2007

Em sete anos defendendo o Brasil, paulista somou 15 vitórias em 25 jogos e ajudou o país a subir para o Grupo Mundial em 2013


São Paulo (Brasil) - Flávio Saretta era o principal nome do Brasil para o confronto diante da Áustria pelos Playoffs do Grupo Mundial da Copa Davis em 2007, porém acabou se machucando pouco tempo antes da série e ficou de fora do elenco capitaneado por Francisco Costa na época. Dessa forma, o jovem Thomaz Bellucci, de apenas 19 anos, entrou de última hora como titular e, mesmo não sendo capaz de impedir uma vitória dos europeus em uma quadra de carpete coberta, impressionou a comissão técnica e os torcedores brasileiros.

Bellucci não jogará um confronto de Copa Davis pela primeira vez desde 2007

Não foi à toa. Em 2008, Bellucci começou a despontar nos maiores torneios do calendário da ATP, inclusive encarou de igual ninguém menos do que Rafael Nadal na quadra central de Roland Garros. Talentoso e com a esperança (e o peso) de um país nas costas desde a aposentadoria de Gustavo Kuerten, o canhoto natural de Tiete foi sempre lembrado nas demais convocações para a Copa Davis.

Só que, nessa terça-feira, o atual capitão João Zwetsch não convocou Bellucci para o confronto diante do Equador pelo Zonal Americano. O número 1 do Brasil decidiu continuar seu tratamento contra problemas de desidratação, causa que o tirou de dois torneios importantes no ano - o ATP 250 de Buenos Aires e o Masters 1000 de Miami.

Para a série em Guayaquil entre 4 e 6 de abril, Zwetsch contará com Rogério Dutra Silva e Guilherme Clezar para as simples, e Marcelo Melo e Bruno Soares para o jogo de duplas. Se vencer, o grupo verde-amarelo garante lugar para a repescagem do Grupo Mundial em setembro.

HISTÓRICO

Em sete anos ininterruptos no grupo brasileiro, Bellucci disputou 13 confrontos e jogou um total de 25 partidas (24 em simples e uma nas duplas), com 15 vitórias e 10 derrotas. O paulista foi responsável por muitos momentos de alegria para o país na Copa Davis, como o retorno ao Grupo Mundial em 2013, as duas vitórias na série contra a Colômbia pelo Zonal do mesmo ano e a boa impressão deixada na repescagem contra a Rússia em Kazan, em que quase venceu suas duas partidas de simples.

Em sete anos defendendo o Brasil, Bellucci teve momentos complicados, como a série contra a Índia em 2010

Porém, por outro lado, a decepção também andou no mesmo caminho para Bellucci em alguns momentos-chave, como na derrota para o mesmo Equador nos Playoffs de 2009 na cidade de Porto Alegre, e o revés contra a Índia em Chennai, no ano seguinte, quando desistiu no meio de um jogo com os recorrentes problemas de desidratação.

Da redação

Publicado em 25 de Março de 2014 às 10:52


Notícias Thomaz Bellucci equipe titular Brasil ausência confronto Copa Davis