Davis

Argentinos escolhem quadra "espanhola" para final a da Davis

Empresa responsável pela construção é radicada em San Sebastián de los Reyes, na Espanha


Teoricamente, a quadra de carpete que será utilizada na final da Copa Davis deve favorecer os argentinos. David Nalbandian e Juan Martin Del Potro são especialistas em quadras mais rápidas, enquanto Rafael Nadal e David Ferrer preferem as quadras de saibro. Porém, uma curiosidade chama a atenção nas obras do Ginásio Poliesportivo de Mar Del Plata, local das partidas: a empresa responsável pela construção da quadra é espanhola.

Quadra da final é semelhante a do torneio de Lion, na França
Considerada de nível 5 - o mais rápido - a quadra deve estar pronta entre hoje e amanha, faltando apenas a pintura. O grupo escolhido para a construção foi, curiosamente, a Composan, empresa radicada em San Sebastián de los Reyes, na Espanha.

A ITF divide os tipos de superfície em 5 níveis: lentas, média lentas, médias, médias rápidas e rápidas. A Composport Cushion, quadra que está sendo construída para a final, se encontra na última categoria, estando entre as mais rápidas do mundo. O piso se assemelha ao do torneio de Lion, disputado na última semana.

Para o próximo ano, a ATP anunciou que não vai mais permitir este tipo de quadra em seus torneios oficiais. A medida promete gerar muita discussão entre os tenistas profissionais. Jô-Wilfred Tsonga e Mario Ancic já dispararam contra a entidade, insinuando que a medida teria sido tomada para atender pedidos de Federer e Nadal.

José Eduardo Aguiar

Publicado em 31 de Outubro de 2008 às 16:16


Notícias