Pendurando as raquetes

Aos 34 anos, Thomas Johansson anuncia aposentadoria

Sueco, campeão do Aberto da Austrália em 2002, anunciou o fim de sua carreira como profissional


Johansson surpreendeu o mundo e venceu o Aberto da Austrália em 2002
Esta temporada de 2009 está sendo marcada como a temporada das despedidas. Após Fabrice Santoro e Marat Safin, que anunciaram que jogarão apenas até o final deste ano, foi a vez do sueco Thomas Johansson anunciar a aposentadoria.

Atualmente com 34 anos,  Johansson teve seu grande momento na carreira em 2002, quando surpreendeu o mundo, venceu o Aberto da Austrália e chegou a figurar na sétima colocação do ranking mundial.

Com sérios problemas de contusão nos últimos meses, o sueco estava afastado do circuito, quando, surpreendentemente, foi convocado para defender o seu país no confronto contra Israel pela Copa Davis. Mesmo fora de forma, ainda conseguiu vencer uma partida, mas não resistiu a Dudi Sela e acabou perdendo o seu segundo jogo.

Após jogar a Davis, se arriscou em dois torneios nos EUA, mas não obteve sucesso. No challenger de Sunrise, não passou da primeira rodada, perdendo para o alemão Denis Gremelmayr. Na semana seguinte, se arriscou no qualificatório para o Masters 1000 de Miami, mas caiu logo na estreia diante do italiano Flavio Cipolla.

"Decidi, depois de meditar muito esta questão, por fim à minha carreira profissional como jogador de tênis", explicou Johansson em um comunicado à imprensa. O último grande resultado do tenista foi a medalha de prata em duplas na Olimpíada de Pequim, no ano passado. Ao lado do compatriota Simon Aspelin, perdeu a decisão para os suíços Roger Federer e Stanislas Wawrinka.

ESPECIAL:Merci, Guga! -A despedida de Gustavo Kuerten em Roland Garros teve de tudo. Lágrimas contidas, ola, ovação, homenagens, festa, uma tentativa de discurso em francês e até mesmo um belo jogo de tênis (Confira!)

José Eduardo Aguiar

Publicado em 16 de Junho de 2009 às 14:11


Notícias