Social

Ao lado da família, Guga participa de solenidade na entrega de prêmios do IGK

Família de catarinense divulgou os vencedores da 9ª edição do Prêmio e destacou o trabalho da instituição, que já beneficiou mais de 40 mil pessoas


Divulgação IGK
Ao lado do irmão Rafael e da mãe Alice, Guga entregou prêmios de seu Instituto
Uma solenidade especial com características que envolvem a trajetória de um campeão das quadras, a luta pela conquista da cidadania e a revelação de projetos desenvolvidos por instituições e pessoas que trabalham em prol da inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. É com essa união de fatores que a família de Gustavo Kuerten promove anualmente o Prêmio IGK - A Grande Jogada Social.

Na noite dessa terça-feira, em Florianópolis, foram conhecidos os vencedores da nona edição do Prêmio, patrocinado pela Baesa e Enercan, que destaca as melhores iniciativas desenvolvidas nas categorias Jornalismo (Telejornalismo, Mídia Impressa e Fotojornalismo), Ação Educativa, Projeto Social e Responsabilidade Ambiental, no Estado de Santa Catarina.

Da primeira fila, a família Kuerten acompanhou a cerimônia que contou com apresentações das APAEs de Florianópolis e São Ludgero (SC) e do núcleo Campeões da Vida, projeto mantido pelo IGK na Grande Florianópolis, além de artistas voluntários. "Nosso objetivo com o Prêmio é provocar as pessoas, para que elas possam trabalhar pelo social, identificando casos para potencializar o voluntariado", explicou o ex-número 1 do tênis mundial. 

Guga também subiu ao palco para anunciar a vencedora da modalidade especial que ao contrário das outras categorias premiadas, onde os concorrentes se inscrevem e passam por um processo seletivo para que a comissão defina os nomes dos finalistas e do vencedor, é escolhida aleatoriamente pela equipe do IGK levando em conta os mesmos critérios para participação: projetos que estimulem a inclusão social. A vencedora da edição 2011 foi Carla Penteado, criadora da ONG ATE (Adoção Tardia Especial) que oferece, via internet, assessoria aos pais que pretendem adotar crianças especiais. 

"As conquistas do IGK são visíveis, pretendemos contagiar novas pessoas por meio daquilo que fazemos para dar oportunidades a quem precisa", declarou a presidente do IGK, Alice Kuerten, durante a solenidade. Guga também destacou o trabalho desenvolvido pela instituição, criada em 2000, que já beneficiou mais de 40 mil pessoas. "Atualmente o IGK consome muito do meu tempo e eu percebo claramente que quem vive o dia-a-dia do IGK sente essa mesma alegria que eu sinto".

O tricampeão deRoland Garros ainda fez uma analogia com o tênis ao comparar a dimensão da responsabilidade em desenvolver trabalhos sociais. "Ganhar do Agassi e do Sampras foi moleza perto do desafio que temos hoje no IGK", brincou antes de chamar ao palco o mais novo voluntário do Instituto, o cantor Jair Rodrigues que fechou o evento ao som de muito samba.



VENCEDORES DO 9º PREMIO IGK - A GRANDE JOGADA SOCIAL

Jornalismo

TELEJORNALISMO - Larissa Schmidt - RBS TV Florianópolis
FOTOJORNALISMO - Rosane Lima - Jornal Notícias do Dia
MÍDIA IMPRESSA (grande circulação) - Amanda Miranda - Jornal A Notícia
MÍDIA IMPRESSA (pequena circulação) - Andréa Fischer - Jornal Imagem da Ilha

Responsabilidade Ambiental: Associação Pró-CREP (Criar, Reciclar, Educar e Preservar) - Palhoça 
Projetos Sociais: Associação Pró-Brejaru - Palhoça 
Ação Educativa: Sidiane Pickcius e Clecy Linzmeyer - Escola de Educação Básica Marta Tavares - Rio Negrinho 
Especial: Carla Penteado - ONG ATE (Adoção Tardia Especial) - Joinville

Mais notícias sobre Gustavo Kuerten...

+ Via Twitter, Guga anuncia aos fãs que será pai

Artista das quadras, Guga participa de mutirão e pinta escola pública em Florianópolis

Referência no tênis, Guga revela ser admirador de Djokovic e prevê longa hegemonia do sérvio

"Pelé" do tênis brasileiro, Guga compara Bellucci a Neymar e vê um bom futuro para a modalidade no país

Em bate-papo com revista, Guga nega seguir carreira política e sonha com filho

ESPECIAL: protagonista narra sua história - Em comemoração aos 10 anos do tricampeonato de Gustavo Kuerten em Roland Garros, a Revista TÊNIS preparou um especial com relatos da conquista e depoimentos exclusivos do tenista que mudou a maneira de se jogar no saibro, sendo intitulado de "Picasso das quadras"   (Confira!)

Da redação

Publicado em 17 de Agosto de 2011 às 19:38


Notícias