Atitude

Agora deputado, Safin é elogiado por Sampras e se diz pronto para desafios da política

Ex-número 1 do mundo foi eleito nesta semana ao Parlamento Russo e já prevê grandes obstáculos em sua nova profissão a partir de 2012


Ron C Angle (TPL)
Safin quer emplacar sucesso do tênis agora na carreira como deputado na Rússia
Na última segunda-feira, o ex-número 1 do mundo, Marat Safin, já era declarado um dos 450 deputados do Parlamento Russo mesmo sem o final da contagem oficial dos votos em seu país. Aos 31 anos de idade e eleito pelo partido Rússia Unida, o mesmo do presidente Vladimir Putin, ele chega à Duma representando a província de Nyzhny Novgorod, local a 500km de Moscou.

"A minha vida tem mudado muito nos últimos dois anos. De repente, me vi numa situação em que deveria tomar grandes decisões. Começou com algo pequeno e cresceu. Eu poderia ficar fazendo comerciais e fingir que sou celebridade, mas não sou desse jeito", afirmou Safin, que recentemente tem disputado o circuito de veteranos da ATP.

Divulgação
Sampras espera por grande trajetória de Safin na política e até arrisca palpite: "Ele será presidente!"
Um dos seus grandes rivais no torneio entre os já aposentados, Pete Sampras rasgou elogios ao amigo e disse que Safin tem um bom futuro pela frente também no âmbito político. "Em 20 anos, Marat será presidente da Rússia! Ele é muito inteligente, articulado e bom com as pessoas. Isso é metade da batalha para se tornar um político", afirmou o campeão de 14 Grand Slams.

Empolgado, Safin falou sobre o que espera dos seus próximos anos de mandato na Rússia. "Estarei sentado em um escritório pelos próximos cinco anos, vestindo um terno. Terei bons dias, mas também terei de enfrentar dificuldades lá dentro, assim como fiz nas quadras. No entanto, sei que as pessoas têm de estar abertas a fazer sacrifícios", encerrou o ex-jogador, que venceu dois Majors na carreira (US Open/2000 e Australian Open/2005).

O ápice da carreira de Safin no tênis veio no ano 2000 quando chegou à liderança do ranking de entradas. No entanto, o russo acabou sendo desbancado pelo brasileiro Gustavo Kuerten no final daquela temporada, quando o catarinense venceu a Masters Cup de Lisboa.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Ex-número 1 do mundo, Marat Safin é eleito deputado na Rússia

Bogomolov Jr tem pedido de nova nacionalidade aceito pela ITF e jogará pela Rússia em 2012

Mesmo sem vitórias, Fish sai do ATP Finals orgulhoso e guarda recordações: ''Levo até o chuveiro''

Confiante, Tsonga não se intimida com Federer e Nadal no ATP Finals: 'Só temo minha mãe'
Ex-número 1 do mundo, Marcelo Ríos será pai de trigêmeos e vibra: "Adoro família grande"

PERFIL:A incrível jornada de Marat - Algumas vezes ele foi incrível. Na maioria das vezes, porém, foi hilário. Mas, a verdade é que ele sempre divertiu o público. Aqui analisamos a carreira de mais de uma década de Safin (Confira!)

Da redação

Publicado em 9 de Dezembro de 2011 às 09:23


Notícias