Titãs

Acostumados a duelos nas fases finais, Federer e Nadal podem se encontrar nas quartas em Indian Wells

Sorteio nos EUA reservou à mesma chave para os rivais, que deverão fazer apenas o segundo embate antes das semifinais em 9 anos de rivalidade


Ron C Angle (TPL)
Em Indian Wells, Federer terá na estreia o vencedor de Istomin e um qualifier
A grande rivalidade do tênis na última década foi protagonizada por Roger Federer e Rafael Nadal, dois gênios que se acostumaram a se encontrar apenas nas finais dos torneios em que entravam. Por isso que dos 28 jogos realizados até aqui, 19 foram em partidas valendo caneco. Em sete deles, a ocasião era uma semifinal e, finalmente um aconteceu na fase de grupos do ATP Finals.

A única vez em que Federer e Nadal travaram uma batalha antes da semifinal aconteceu em 2004, no primeiro duelo entre ambos, na terceira rodada do Masters 1000 de Miami, onde Rafa, ainda garoto de 18 anos, surpreendeu e desbancou o favoritismo do então número 1.

E agora, com Nadal ocupando a quinta colocação do ranking (após ter se afastado do circuito por conta de uma lesão no joelho), as probabilidades de um duelo precoce com seu maior adversário aumentaram. E não é que logo o primeiro Masters 1000 do ano pode ser palco desse embate?

Na noite da última terça-feira, o sorteio reservou a Federer, cabeça 2 e tetracampeão na Califórnia, uma chave complicada já em seu início. Na segunda rodada automaticamente (já que saiu de bye), o suíço espera pelo vencedor do jogo entre o uzbeque Denis Istomin e um qualifier. Mas, na terceira fase, um perigo à vista: o francês Julien Benneteau, 28º favorito e que o tirou do ATP 500 de Roterdã há algumas semanas.

Gaspar Nóbrega/Inovafoto
Por sua vez, Nadal encara Ryan Harrison ou Go Soeda na segunda rodada
Na sequência, confrontos diante do compatriota Stanislas Wawrinka, cabeça de chave 18, ou contra o norte-americano John Isner, 15º pré-classificado, já podem ser encarados como bastante perigosos. Finalmente, nas quartas de final, Nadal estaria em seu alvo de fogo.

O espanhol, quinto favorito e que fará seu primeiro jogo oficial no piso em um ano, enfrenta o melhor do duelo entre o local Ryan Harrison e o japonês Go Soeda. Nesse quadrante, também se destacam o russo Mikhail Youzhny, cabeça 30, e o sérvio Janko Tipsarevic, 9º favorito.

Do outro lado, o tcheco Tomas Berdych, sexto cabeça de chave, deverá encontrar o espanhol David Ferrer, quarto favorito, na fase de quartas de final. Berdych estreia contra ou o austríaco Jurgen Melzer ou um jogador vindo do qualifying. Por sua vez, Ferrer enfrenta o melhor de Kevin Anderson (AFS) e Victor Hanescu (ROM).

Desse lado, outros jogadores que podem complicar para a dupla são os franceses Richard Gasquet e Gilles Simon, cabeças 10 e 13, respectivamente, e o polonês Jerzy Janowicz, 24º melhor pré-classificado em Indian Wells. O brasileiro Thomaz Bellucci está nessa parte da chave e enfrenta o australiano Bernard Tomic na estreia. Caso avance, enfrenta Gasquet na rodada seguinte.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Rafael Nadal se diz mais seguro com o joelho e confirma presença no Masters 1000 de Indian Wells

Nadal cutuca jornal espanhol e reafirma que não abriu mão de jogar em Indian Wells e Miami 

Nadal nega ser mais agressivo após lesão no joelho: "sou o que sou com meu estilo"

+Nadal pede divulgação dos testes antidoping após escândalo com Armstrong: "temos que limpar a imagem do esporte"

Confiante, Nadal crê em nova ascensão ao topo do tênis: "voltarei a ser como antes"

+Murray crê que Nadal estará vulnerável nos primeiros eventos de seu retorno ao circuito

Tio e Nadal encaram ATP do Chile como teste: "será nosso primeiro Roland Garros"

Preocupado com o joelho, Nadal nega pressão por ranking e prega paciência em seu retorno

+RafaelNadal segue "aposta" do São Paulo e manda raquete para o espaço

+Nadal confirma presença também em duplas e fará parceria com Nalbandian no Brasil Open

Apesar de ansiedade por volta às quadras, Nadal revela: "ainda sinto dores no joelho"

ESPECIAL:Questão de vida ou morte - Como e por que as rivalidades influenciam o esporte, modificam para melhor o jogo e, sobretudo, nunca são esquecidas. Roger Federer x Rafael Nadal, definitivamente, é uma que todos os amantes do esporte colocam em sua lista  (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 6 de Março de 2013 às 06:14


Notícias