Diário do US Open

06.Set - Viradas de Tsonga e Wozniacki deixam show de Roger Federer para a madrugada nova-iorquina

Aniversariante, Vera Zvonareva enfrenta tabu para permanecer em segundo lugar no ranking. Chuva adia toda a rodada para quarta-feira.


As oitavas de final da chave masculina em Nova York começaram com o equilibrado confronto entre o sérvio Janko Tipsarevic e o espanhol Juan Carlos Ferrero. Nem a idade prejudicou o experiente "Mosquito", que mostrou novamente o porquê de ter liderado o ranking da ATP há oito anos. Porém, depois de um excelente US Open, Ferrero não foi páreo para o versátil Tipsarevic, que é mais um jogador da Sérvia a se destacar no circuito.

Divulgação US Open
Tipsarevic derrotou Ferrero e encara Novak Djokovic nas quartas
Se o compatriota fazia bonito no Louis Armstrong, Novak Djokovic tratou de manter o protocolo em seu primeiro jogo fora da quadra central em Flushing Meadows. Sentindo-se mais perto do calor do público, Nole jogou um disputado primeiro set contra o talentoso Alexandr Dolgopolov em um verdadeiro "flashback" do tiebreak entre Maria Kirilenko e Samantha Stosur da noite anterior. Depois de 30 pontos jogados no desempate, Djokovic abriu caminho para a vitória em sets diretos e a vaga nas semifinais vai ficar com a Sérvia já que Nole e Tipsa se cruzam entre os oito melhores.
Divulgação US Open
Mais próximo do público, Djokovic venceu Dolgopolov em seu primeiro jogo fora do estádio principal

Enquanto isso, no Arthur Ashe Stadium, o norte-americano Mardy Fish tentava manter o sonho local de avançar na chave e desafiar os melhores do mundo, porém a força e confiança do "Muhammad Ali" do tênis, o francês Jo-Wilfried Tsonga, foi maior e o europeu marcou novo duelo nas quartas contra Roger Federer após batalha de cinco sets.

Divulgação US Open
Federer precisou aguardar as viradas de Tsonga e Wozniacki para entrar em quadra e arrasar Juan Monaco

O suíço, pentacampeão do torneio, tratou de "varar" a madrugada diante do argentino Juan Monaco. Mas quem pensou que a partida foi dura e bem longa para os padrões do tênis, está enganado. Federer entrou em quadra por volta das 23h50 devido ao atraso da programação noturna e, mesmo precisando de apenas 82 minutos e cedendo apenas três games, despachou o último hermano do US Open. Uma revanche contra Tsonga está à vista, já que o francês venceu as últimas duas partidas - nas mesmas quartas de Wimbledon e na terceira rodada do Masters 1000 de Montreal.

Divulgação US Open

Wozniacki esteve próxima da eliminação, mas conseguiu reverter o placar diante de Kuznetsova

Na chave feminina destaque para a "vitória de campeã" de Caroline Wozniacki, diante de Svetlana Kuznetsova. Depois de perder o 1º set no tiebreak, e de estar com uma desvantagem de 4/1 na segunda parcial, a número 1 do mundo foi mais agressiva e conseguiu reverter o placar. Já no set decesivo, com mais três horas de partida, a condição física de Wozniacki foi decisiva para o elástico 6/1. Nas quartas, Wozniacki encara a alemã Andrea Petkovic, que passou pela espanhola Carla Suarez-Navarro.

A surpresa da rodada ficou por conta de Anastasia Pavlyuchenkova que eliminou Francesca Shiavone em três sets, vingando-se da derrota diante da italiana em Roland Garros. Aos 20 anos, a russa será a caçula das quartas de final. Sua adversária será niguém menos que Serena Williams, que venceu a musa Ana Ivanovic.

 

Divulgação US Open
Caçula das quartas de final, Pavlyuchenkova eliminou Schiavone e desafia Serena Williams.

Por conta da chuva em Nova York todos os jogos desta terça-feira foram adiados para quarta, 7 de setembro. A rodada tem Rafael Nadal e Andy Murray entre os destaques. Quem também estará em quadra é o ídolo da casa Andy Roddick, que encara David FerrerSamantha Stosur e Vera Zvonareva, que buscam o primeiro Slam, enfrentam-se já pelas quartas de final da chave feminina.

Programação completa desta quarta-feira

O JOGO DO DIA - CHAVE MASCULINA

Divulgação US Open

Andy Roddick x David Ferrer

Louis Armstrong Stadium - 1º jogo do dia - às 12h, de Brasília

Com Rafael Nadal carregando o amplo favoritismo sobre Gilles Simon, apesar de já ter perdido para o gigante de Luxemburgo em Wimbledon, e Andy Murray com "sede de vingança" para devolver a derrota de Indian Wells contra o local Donald Young, o público em Flushing Meadows conta os minutos para a reedição do duelo da Copa Davis entre Andy Roddick e David Ferrer.

Ex-número 1 do mundo e campeão em Nova York há oito anos, Roddick não é mais o mesmo jovem e promissor tenista com uma arma mortal diante dos adversários. O saque ainda continua sendo seu melhor golpe, mas o sólido e regular jogo do fundo da quadra característico dos espanhóis como Ferrer parece ter se adaptado a tal estilo, inclusive nas quadras mais velozes. Foi assim em Austin, há dois meses.

Roddick simplesmente tomou um maiúsculo 3 a 0 diante dos seus conterrâneos e viu os visitantes abrirem caminho rumo à semifinal da Davis. A vantagem mais considerável para Andy no jogo de logo mais é a torcida, que promete empurrar um dos sobreviventes americanos na chave do último Grand Slam do ano.

Em oito confrontos até aqui no circuito profissional, foram cinco triunfos para o jogador espanhol de Murcia. O ataque de Roddick, o contra-ataque de Ferrer. Essa promete ser a dinâmica do jogo que abre a quarta-feira no Louis Armstrong.  

O JOGO DO DIA - CHAVE FEMININA

Divulgação US Open

Vera Zvonareva x Samantha Stosur

Louis Armstrong Stadium - 2º jogo do dia

A quarta-feira será especial para a Vera Zvonareva. Além de disputar uma vaga na semifinal do US Open, a russa comemora seu aniversário de 27 anos, precisando da vitória sobre Samantha Stosur para permanecer na segunda colocação no ranking da WTA ao final do torneio (com Maria Sharapova ocupando o terceiro posto). 

Já a australiana chega às quartas de final depois da dramática partida contra Maria Kirilenko, em que perdeu um tiebreak de 32 pontos no segundo set e precisou de 8 match points para fechar o confronto.

Zvonareva e Stosur devem fazer um confronto semelhante ao encontro de Wozniacki e Kuznetsova na noite de ontem. Com a russa, que tem como ponto forte o backhand, adotando uma postura mais ofensiva para brecar uma adversária que varia golpes longos de forehand com slices e bolas mais curtas.

Sem vencer a adversária desde Wimbledon-2004, Zvonareva quer comemorar seus 27 anos com a quebra do tabu. No retrospecto, são 9 jogos, com 7 vitórias de Stosur. Que gosto terá o bolo de chocolate da número 2 do mundo? Será doce ou amargo? Para descobrir, fique ligado neste jogo! 

MAIS - DIÁRIO DO US OPEN

+ 05.Set - Vitórias de Pennetta e Stosur e eliminação precoce de Del Potro são os destaques do domingo em Flushing Meadows

+ 04.Set - Experiência prevalece para Serena e Schiavone. Entre os homens, nenhuma surpresa ao final da primeira semana.

03.set - Murray dá susto, Nadal passeia e Marias vivem emoções distintas na sexta-feira

+ 02.Set - Favoritos dão show no Ashe, Ferrero vence batalha contra Monfils e Azarenka espanta a zebra em noite de coincidências

+ 01.Set - Em maratona brasileira, Rogerinho anota a primeira vitória. Promessas locais brilham na chave feminina

31. Ago - Nadal e Schiavone suam, mas confirmam favoritismo. Rodada de hoje marca o retorno de Del Potro ao palco de sua maior conquista

30.Ago - Bellucci e Kvitova decepcionam, Sharapova sofre e Federer dá show. Segundo dia tem Djokovic, Nadal, Wozniacki e Serena

29.Ago - Duelo de irmãs e antigos campeões são os destaques do primeiro dia em Flushing Meadows

Da redação

Publicado em 6 de Setembro de 2011 às 07:53


Notícias