Diário do US Open

Vitórias de Pennetta e Stosur e eliminação precoce de Del Potro são os destaques do domingo em Flushing Meadows

Tie-break de 32 pontos de Stosur e Kirilenko é o mais longo entre duas mulheres na história dos Grand Slams


Não foi o domingo decisivo do torneio, mas o sétimo dia de competições do US Open mostrou as grandes feras do masculino confirmando sua presença na fase de oitavas de final. Rafael Nadal teve o indigesto David Nalbandian pelo caminho em Nova York, chegou a ver o adversário sacar para a primeira parcial, mas não se intimidou e conseguiu carimbar passagem para aproxima fase com um implacável 3 a 0.

Divulgação US Open
Depois de ter problemas no primeiro set, Nadal confirmou o favoritismo, diante de Nalbandian

O que foi mais duro de se ver foi o atual campeão do Grand Slam americano sofrendo com as câimbras na entrevista coletiva pós-jogo. Será que o fÍsco pode ser um problema ao número 2 do mundo? Quem parece não ter problemas com a condição física é Andy Murray. O britânico passou com propriedade sobre o "queridinho da mamãe" Judy, o espanhol Feliciano Lopez, e segue em busca de seu primeiro título de Major.

Divulgação US Open
Murray anotou vitória tranquila sobre o canhoto espanhol Feliciano Lopez, carinhosamente apelidado de "Deliciano" pela mãe do britânico.

Quem também deu show à torcida foi o gigante John Isner. O americano se tornou o quarto tenista do país entre os 16 melhores do evento até aqui (junto com Mardy Fish, Andy Roddick e Donald Young) ao bater o compatriota Alex Bogomolov Jr, algoz do brasileiro Rogério Dutra da Silva, em sets diretos. Roddick e Young não ficaram por menos e prometem ter os fãs do seu lado nas próximas rodadas.

A única decepção foi a eliminação de Juan Martin Del Potro logo na terceira rodada. Mesmo jogando contra o francês Gilles Simon, número 12 do ranking e melhor classificado na tabela, havia a expectativa do argentino em seu retorno à competição onde venceu o único título de Grand Slam, há dois anos. No entanto, a regularidade que tanto incomodou o brasileiro Ricardo Mello na estreia foi demais para Delpo, que teve um desfecho muito aquém do esperado.

Longos tie-breaks agitaram a chave feminina

Divulgação US Open
Pennetta chegou a passar mal com o forte calor de Nova York, mas sorriu após derrotar Peng em dois sets.

Embalada pela vitória sobre Maria Sharapova, Flavia Pennetta carimbou seu passaporte para as quartas de final ao derrotar a chinesa Shuai Peng. Depois de vencer o primeiro set, a italiana chegou a estar com uma quebra abaixo na segunda parcial, mas conseguiu reverter o placar quando a chinesa sacava para o set. Três games depois, foi a vez de Pennetta falhar na tentativa de sacar para fechar a partida. A definição veio no tiebreak, com a italiana superando o forte calor e uma desvantagem inicial de quatro pontos da adversária. Flavia Pennetta enfrenta a alemã Angelique Kerber nas quartas de final.

Já na rodada noturna, Vera Zvonareva fez valer o status de número 2 do mundo com uma convincente vitória diante de Sabine Lisicki. Zvonareva defenderá sua posição no ranking da WTA contra a australiana Samantha Stosur, que derrotou Maria Kirilenko, no melhor jogo da noite. Stosur começou de maneira arrasadora, vencendo os cinco primeiros games, e tudo levava a crer que a partida seria rápida. Kirilenko equilibrou a disputa na segunda parcial, que terminou com um tiebreak de 32 pontos (o mais longo entre duas mulheres em Grand Slams) vencido pela russa, depois de salvar 5 match points (dois deles, com uma ajudinha do Hawk-Eye). Stosur não se abateu, retomou a vantagem no 3º set e fechou a partida (não antes de perder outros dois match points).
Divulgação US Open
Stosur precisou de oito match points para bater Kirilenko. A australiana enfrenta Vera Zvonareva nas quartas, em partida que vale a permanência da russa na vice-liderança do ranking.
E se Kerber e Niculescu fizeram uma partida de poucas emoções, a situação foi compensada pela eletrizante partida de duplas entre Sania Mirza / Elena Vesnina contra Iveta Benesova / Barbora Zahlavova-Strycova, que venceram um duas horas e dois tiebreaks. Já nos momentos finais do confronto, Strycova acerta o corpo de Vesnina e consegue um match point para sua dupla. No ponto seguinte, a russa devolve a "gentileza", mas foi Benesova, quem acabou sendo carimbada.  
Divulgação US Open

Vice campeãs em Roland Garros, Sania Mirza e Elena Vesnina foram eliminadas por dupla tcheca em dois tiebreaks.

Dois anos depois, a rodada de segunda-feira marca reencontro de Wozniacki e Kuznetsova pelas oitavas de final do torneio. Outro confronto interessante envolve às ex-líderes do ranking da WTA Serena Williams e Ana Ivanovic. Federer, Fish e Djokovic são os destaques da chave masculina.

Programação completa desta segunda-feira

O JOGO DO DIA - CHAVE MASCULINA

Divulgação US Open

Jo-Wilfried Tsongax Mardy Fish

Arthur Ashe Stadium - 3º jogo do dia, não antes das 15h30, de Brasília

A 2ª segunda-feira em Nova York terá Roger Federer em ação contra Juan Monaco, o sérvio Novak Djokovic "rebaixado" à quadra Louis Armstrong para encarar o talentoso e heterodoxo Alexandr Dolgopolov e o interessante duelo entre Janko Tipsarevic e o experiente Juan Carlos Ferrero. Porém, o que marca o oitavo dia de disputas é o confronto de saque-e-voleio entre Jo-Wilfried Tsonga e Mardy Fish, principal esperança americana no torneio.

Passando pelo melhor momento da carreira, Fish já não é mais um jovem promissor. Aos 29 anos de idade, o americano já é uma realidade no circuito e quer provar seu valor na principal competição em solo nacional e à frente de 23 mil pessoas no Arthur Ashe Stadium.

Porém, do outro lado da rede, Tsonga quer comprovar sua boa forma adquirida com as semifinais em Wimbledon e as duas vitórias recentes sobre Roger Federer, que deixam o francês "sósia" de Muhammad Ali com bastante confiança para a partida de hoje.

Em um duelo onde são importantes o bom saque e o aproveitamento nos momentos-chave, Fish e Tsonga disputam o primeiro confronto no circuito profissional. Nada melhor do que estrear o confronto direto no maior estádio do tênis mundial. Imperdível!

  O JOGO DO DIA - CHAVE FEMININA  
Divulgação US Open
Caroline Wozniacki x Svetlana Kuznetsova Arthur Ashe Stadium - 1º jogo da noite, não antes das 20h, de Brasília   Há duas temporadas, Caroline Wozniacki com seus 19 anos recém-completados já era uma Top 10, mas ainda pouco conhecida do grande público. A situação começou a mudar no dia em que cruzou o caminho de Svetlana Kuznetsova, então campeã de Roland Garros, nas oitavas de final do US Open. Depois de perder o primeiro set, a dinamarquesa precisou vencer dois tiebreaks para virar o jogo que foi fundamental para a arrancada que só terminou na final, diante de Kim Clijsters. O vice-campeonato em Nova York é até hoje o melhor resultado que a líder do ranking mundial obteve em um dos quatro grandes torneios da temporada.

Engana-se quem pensa que Wozniacki é apenas uma "devolvedora de bola". Famosa por sua velocidade e consistência defensiva, a dinamarquesa tem como trunfo a boa presença de rede, e usa de voleios curtos para definir os pontos, sempre quando considera necessário. Diante de uma adversária com grande variação de golpes, é esperado que a número 1 do mundo adote uma postura mais agressiva e anote um maior número de winners na partida.

O retrospecto do confronto é favorável à dinamarquesa, que venceu quatro das seis partidas entre as duas tenistas, incluindo as três últimas. Fique ligado! Caroline Wozniacki e Svetlana Kuznetsova abrem a programação da noite no Arthur Ashe, a partir das 20h, de Brasília.  

MAIS - DIÁRIO DO US OPEN

04.Set - Experiência prevalece para Serena e Schiavone. Entre os homens, nenhuma surpresa ao final da primeira semana.

+ 03.set - Murray dá susto, Nadal passeia e Marias vivem emoções distintas na sexta-feira

+ 02.Set - Favoritos dão show no Ashe, Ferrero vence batalha contra Monfils e Azarenka espanta a zebra em noite de coincidências

+ 01.Set - Em maratona brasileira, Rogerinho anota a primeira vitória. Promessas locais brilham na chave feminina

31. Ago - Nadal e Schiavone suam, mas confirmam favoritismo. Rodada de hoje marca o retorno de Del Potro ao palco de sua maior conquista

30.Ago - Bellucci e Kvitova decepcionam, Sharapova sofre e Federer dá show. Segundo dia tem Djokovic, Nadal, Wozniacki e Serena

29.Ago - Duelo de irmãs e antigos campeões são os destaques do primeiro dia em Flushing Meadows

 
Da redação

Publicado em 5 de Setembro de 2011 às 08:31


Notícias