Diário do US Open
Rodada de sexta-feira destaca americanos na sessão noturna da quadra principal.
O público que acompanhou a rodada de quinta-feira do Arthur Ashe Stadium assistiu a uma série de exibições de gala de alguns dos favoritos ao título do último Slam do ano. Francesca Schiavone, Roger Federer, Serena Williams, Caroline Wozniacki e Novak Djokovic venceram seus jogos sem perder sets, e com larga vantagem em suas parciais. Ao todo, foram quatro "pneus" (6/0) - dois com Djokovic, um com Serena e outro com Wozniacki. E o set mais apertado, terminou com o placar de 6/3 - o primeiro da vitória de Federer sobre Sela.
Djokovic atropelou o argentino Carlos Berloq, em rodada de gala dos principais favoritos. |
Mas seria uma grande injustiça se o melhor jogo do dia ou, por que não, do torneio, ficasse nas mãos de Juan Carlos Ferrero e Gael Monfils. O público que compareceu ao Grandstand assistiu à uma batalha de cinco sets, longas trocas de bola e com um final que sorriu ao espanhol "Mosquito". Aos 31 anos, Ferrero mostrou espírito e motivação de um jovem atleta e levou a melhor sobre o atlético Monfils, que como sempre deu um show à parte em quadra. No final, teve tempo até para aplaudir o adversário, que contribuiu com um longo abraço.
Juan Carlos Ferrero derrotou Gael Monfils, em batalha de cinco sets. |
Já no Grandstand, Victoria Azarenka deixou de lado as coincidências e venceu Gisela Dulko na mesma quadra que recebeu o confronto em 1º de setembro do ano passado. Partida que ficou marcada por um desmaio sofrido pela bielorrussa, ainda durante o primeiro set.
Em noite de coincidências, Azarenka derrotou Dulko, na reedição do confronto do ano passado. |
Americanos fazem o Prime Time da sexta-feira
Quem também ganhou espaço na rodada noturna do Arthur Ashe é a revelação local Christina McHale, que encara Maria Kirilenko. Em seguida, Andy Roddick fecha a programação do dia contra outra revelação norte-americana Jack Sock, que no ano passado conquistou a chave juvenil do US Open.
Programação completa desta sexta-feira
O JOGO DO DIA - CHAVE FEMININA
Shuai Peng x Julia Goerges
Grandstand - 2º jogo da rodada diurna, não antes da 13:30, de Brasília
O jogo mais equilibrado desta sexta-feira envolve duas integrantes do Top 30 da WTA: A chinesa Shuai Peng (14ª) e a alemã Julia Goerges (21ª), válido pela terceira rodada. A vencedora encara Maria Sharapova ou Flavia Pennetta na próxima fase.
Aos 25 anos, Peng tem sido uma das jogadoras mais consistentes da temporada. Em 19 torneios disputados, chegou às semifinais em quatro eventos, ficou entre as oito melhores em outros quatro, além do vice-campeonato em Bruxelas.
O resultado dessa regularidade aparece no salto que deu no ranking. Na primeira semana da temporada, Peng figurava apenas na 72ª colocação. Hoje, a chinesa que abusa do backhand tanto para atacar, como para defender - e tem no cartel vitórias sobre Vera Zvonareva, Na Li, Svetlana Kuznetsova e Francesca Schiavone - consolidou-se a número 2 de seu país (atrás apenas da campeã de Roland Garros).
Do outro lado da rede estará a alemã Julia Goerges, que tenta a voltar a emplacar uma boa campanha, depois de ser a sensação da temporada de saibro, com o título em Stuttgart, a semifinal em Madri e as convincentes vitórias diante de Caroline Wozniacki nos dois eventos. Além de liderar a equipe de seu país na vitória por 5 a 0 no confronto diante dos Estados Unidos, pela Fed Cup.
Entre as armas da tenista alemã de 22 anos está o saque, com média de 180 km/h, que aliado aos potente forehand da linha de base, faz com que Goerges mantenha o controle da maioria dos pontos que disputa em seus games de serviço.
Shuai Peng e Julia Goerges fazem o segundo jogo do Grandstand, não antes das 13:30 (de Brasília), logo após o confronto argentino entre Juan Martin Del Potro e Diego Junqueira.
O JOGO DO DIA - CHAVE MASCULINA
Andy Murray x Robin Haase
Louis Armstrong Stadium - 3º jogo
A sexta-feira promete ser agitada e cheia de grandes duelos no masculino. Com Rafael Nadal em quadra, o Brasil torcendo por Rogério Dutra da Silva diante do local Alex Bogomolov Jr, Juan Martin Del Potro tentando manter sua invencibilidade em Nova York e um confronto interessante entre o veterano local James Blake e o espanhol David Ferrer, é bom ficar ligado na quadra Louis Armstrong para Andy Murray e Robin Haase.
Cabeça de chave 4 em Flushing Meadows, Murray estreou com vitória tranquila sobre o indiano Somdev Devvarman e agora deve ter um adversário perigoso na sequência de sua caminhada rumo ao inédito título de Grand Slam. O holandês Robin Haase, 41º da ATP, vem tendo uma boa temporada e, recentemente, conquistou seu primeiro título na carreira, em Kitzbuhel.
Com um 1,91m, Haase deve apostar no serviço como arma para desestabilizar a regularidade e as boas devoluções do escocês. Além disso, possui um sólido jogo no fundo da quadra e promete tomar a iniciativa dos pontos o mais cedo possível.
Por sua vez, Murray vem de título no Masters 1000 de Cincinnati e tenta manter o bom desempenho no Grand Slam americano, onde fez sua primeira final de torneio Major (em 2008, perdeu para Roger Federer). No confronto direto, Murray perdeu a única partida disputada contra Haase, no piso rápido e coberto de Roterdã, há quatro anos.
MAIS - DIÁRIO DO US OPEN
+ 29.Ago - Duelo de irmãs e antigos campeões são os destaques do primeiro dia em Flushing Meadows
Publicado em 2 de Setembro de 2011 às 08:23