Desfrute de seus jogos definindo pontos com bons winners
Carlos Omaki em 21 de Março de 2011 às 14:18
Errar menos continua sendo o aspecto estatístico mais relevante para se ganhar jogos de tênis, porém, a partida pode se tornar muito desgastante e menos prazerosa se você não conseguir tirar proveito das oportunidades de definir os pontos, ainda que para isso precise correr algum risco. Afinal, vencer pontos com os erros do adversário é muito bom e eficiente, mas ganhar pontos com golpes vencedores é melhor e muito mais gostoso.
Mas como bater mais winners? Mude o ângulo do golpe, reduza o efeito e aproveite as bolas de meio. Trabalhe os pontos com regularidade e firmeza suficiente para que seu adversário cometa erros ou falhas. No primeiro caso, o ponto já é seu. Em caso de falhas, tire proveito entrando na quadra e usando golpes mais diretos ao alvo.
As bolas batidas com efeitos, principalmente topspin, fazem curva - um arco em sua trajetória - e isso as tornam mais seguras, porém mais lentas. Por isso, principalmente quando tiver a oportunidade de golpear bolas mais curtas, acima do nível da rede, bata chapado (flat) sem curva, direto ao alvo.
A seguir, mostramos a diferença entre um golpe de fundo normal e um winner. Veja as dicas e faça seus golpes vencedores!
Bola de fundo com topspin 1 Para as bolas de fundo (trocas de bola), a base (pernas) é mais baixa, o loop ou backswing, mais completo, colocando a cabeça da raquete mais baixa do que a bola. O contato é mais ascendente e a terminação mais fechada, aumentando o giro (efeito) da bola. |
Nas bolas com spin de fundo, repare o desnível dos ombros objeti vando um ângulo ascendente para a trajetória da raquete. A cabeça da raquete ficará ainda mais baixa antes de parti r para o golpe. | O contato com a bola é feito de baixo para cima em um movimento de raspar as cordas na bola de baixo para cima. | A continuação do golpe segue para cima, dando a altura desejada para a bola e, na terminação, o punho fecha em "leque" acentuando o spin. |
#Q#
Winner 2 Para as bolas de meio, o loop é o mesmo, porém um pouco mais alto e mais curto, fazendo com que a cabeça da raquete tenha um movimento quase horizontal ou até descendente para golpear a bola. Dependendo da proximidade da rede e da altura, a bola deve ser golpeada literalmente para baixo, conseguindo, além de potência e velocidade, bons ângulos, e dificultando muito a defesa do adversário. |
Para o winner, o loop (backswing) inicia mais alto e abaixa apenas até o nível (altura) que será realizado o contato com a bola. | O contato é mais reto, mais direto na bola, gerando potência e direcionando-a diretamente para o alvo desejado. | O movimento é mais nivelado com o golpe, o cotovelo deve permanecer abaixo da linha da raquete, evitando que o cabo fique mais alto que a cabeça, o que direcionaria a bola muito para baixo. |
FULL WESTERN BOLA NA SUBIDA |