Após desbancar cabeças de chave, cipriano chega como zebra à final
Da redação em 26 de Fevereiro de 2016 às 15:34
Em jogos seguidos, o ATP 500 de Dubai conheceu hoje seus dois finalistas: Stan Wawrinka e Marcos Baghdatis. De um lado, o quarto melhor tenista da atualidade e campeão do Chennai Open deste ano e, do outro, um top 30 em busca de encerrar seu jejum de títulos que já perdura por mais de seis anos.
O primeiro nome confirmado foi o do suíço, que venceu o australiano Nick Kyrgios em apenas 44 minutos. A curta duração do confronto, entretanto, não foi por causa de uma atuação espetacular do cabeça de chave número dois, mas, sim, por uma desistência de seu adversário, ainda no segundo set.
O dono da 33ª posição do ranking mundial já iniciou o duelo com um volume de jogo abaixo daquele que costuma apresentar. Só na primeira parcial, ele permitiu três quebras, cometeu 20 erros não forçados e cinco duplas faltas. Atendido durante o set, Kyrgios tentou continuar, mas desistiu quando o placar marcava 6/4 e 3/0 para o rival.
Ao longo de suas carreiras, os dois já haviam se enfrentado duas vezes, com uma vitória para cada lado. Coincidentemente, a última delas, pelo Masters 1000 do Canadá no ano passado, também terminou por abandono. Na ocasião, porém, foi o suíço que deixara a quadra, durante o terceiro set.
Logo após o breve duelo, Baghdatis e Feliciano Lopez brigaram pela outra vaga da grande decisão. O espanhol, cabeça de chave número seis, era franco favorito. O cipriano, porém, parece ter gostado de mandar para casa nomes mais fortes e conhecidos que o dele atualmente. Foi assim com Viktor Troicki, Vasek Pospisil e Roberto Bautista Agut.
Como um todo, o confronto foi bastante disputado, embora os tenistas tenham, de certa forma, se alternado como protagonistas. No primeiro set, Lopez foi superior e por isso conseguiu largar na frente. A parcial seguinte foi a mais equilibrada, com ambos alcançando 60% de aproveitamento nos serviços e convertendo quatro aces.
Decidido somente no match tie break, a partida terminou após duas horas por 2 sets a 1 em parciais de 3/6, 7/6 (7-1) e 6/1. No set decisivo, o vencedor fez valer sua conquista, desperdiçando apenas cinco pontos como sacador, além de salvar três break points do adversário.
A final do ATP de Dubai será o sexto encontro entre Baghdatis e Wawrinka. O suíço, certamente, vai em busca de seu segundo título na temporada e da sexta vitória sobre o rival. O cipriano, por sua vez, quer conquistar seu primeiro título em seis anos e lembrar dos velhos tempos em que era o oitavo melhor tenista do mundo.