Todos sabem que exercícios ajudam a controlar a diabetes, então, por que não tentar o tênis?
Jefferson Cabral em 22 de Janeiro de 2013 às 12:45
Diabetes mellitus é uma patologia com grande evidência na atualidade. Ela é decorrente da produção insuficiente de insulina e/ou da resistência à sua ação e é caracterizada por níveis de glicose sanguínea elevados. Dados demonstram que essa é a quarta principal causa global de morte natural, além de ser a principal causa de morte por doença cardiovascular, sendo responsável por 50% de todas as fatalidades devidas a diabetes.
Ela pode ser classificada em dois tipos gerais. Diabetes Tipo 1: quando há destruição das células do pâncreas causando deficiência na produção de insulina.
Diabetes Tipo 2: quando há graus variados de deficiência e resistência à ação da insulina, isso é, da incapacidade de a insulina exercer seus efeitos de modo adequado.
O tratamento da diabetes envolve a educação alimentar, utilização de medicamentos e prática regular de exercícios. O exercício físico realizado diariamente é uma das medidas de tratamento não farmacológico em maior evidência na atualidade devido aos vários benefícios que traz, com destaque para o aumento da sensibilidade à insulina.
Dentre a variedade de exercícios que pode ser recomendada está o tênis, que contrariamente à rotina de corridas e musculação das academias, não é visto como uma obrigação pelo paciente, mas uma atividade prazerosa. No entanto, para que as aulas sejam eficientes quanto à saúde cardiovascular e metabólica, elas devem ser programadas de modo adequado, seguindo as recomendações médicas, sempre sob a supervisão de um professor especializado.
DIAGNÓSTICO DO DIABETE Os sintomas mais comuns da diabetes são o aumento do volume urinário, aumento da sede e da ingestão de água, fome excessiva, perda de peso inexplicável e visão embotada. O diagnóstico de diabetes é feito por meio da medida da glicemia (concentração de glicose no sangue) conforme a tabela:
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Antes de iniciar um programa de treinamento de tênis, os alunos devem estar devidamente em dia com a avaliação médica e liberados para a prática regular de exercícios.
São recomendados exercícios aeróbicos com frequência de três a cinco vezes por semana, ou mesmo diariamente. A duração das sessões deve ter entre 30 e 60 minutos. A intensidade dos exercícios deve ser leve a moderada, com 50% a 70% da frequência cardíaca máxima quando realizados todos os dias, e maior que 70% quando realizado três vezes por semana. Devem ser evitados os exercícios intensos e esporádicos. Utilize um frequencímetro para controlar a intensidade dos exercícios e procure orientação de um professor especializado para informar sobre a frequência cardíaca alvo que deve ser atingida durante as aulas.
Podemos sugerir o planejamento das aulas de tênis da seguinte forma:
Execução de movimentos básicos do tênis (fundamentos). O aluno tem uma sequência de quatro a seis golpes, podendo ser dividida entre golpes de base (forehand e backhand), de rede (voleio e smash), saque e devolução ou uma sequência entre dois ou três fundamentos diferentes. Os deslocamentos na quadra devem ser curtos, de modo a não elevar a frequência cardíaca demasiadamente. As aulas em grupo são mais eficientes em função da motivação dos participantes e do intervalo entre os movimentos.
Jogos com saque. Os jogos com saque aumentam o intervalo entre os pontos, não deixando a frequência cardíaca muito elevada durante o treino. Os jogos de duplas ou simples com quatro alunos em uma quadra demarcada também são recomendados. Com a quadra dividida em duas partes, os jogos de simples acontecem em cada metade da quadra, valendo o corredor de duplas e o saque sendo realizado no quadrado da paralela, jogando um de frente para o outro. Pelo fato de o espaço ser reduzido, o aluno correrá menos, facilitando o controle da intensidade.
Como variação, pode-se fazer jogos sem saque, mas com espaço reduzido da quadra, valendo apenas golpes de direita ou de esquerda, na paralela ou na cruzada. O professor solta a primeira bola e os alunos jogam entre si. Esse tipo de jogo é muito dinâmico, podendo ser utilizado constantemente como variação no período de treinamento.
ATENÇÃO COM A HIPOGLICEMIAA concentração de insulina aumentada antes, durante ou após o exercício pode acarretar em hipoglicemia. Ela representa o principal risco da atividade física para os pacientes que tomam insulina ou agentes hipoglicemiantes orais. Os professores devem estar atentos com as possíveis manifestações de hipoglicemia durante a prática do tênis. Os sintomas sugestivos são sudorese, tremores, taquicardia, desorientação, entre outros. Os alimentos que devem ser ingeridos quando o aluno apresentar hipoglicemia estão descritos a seguir:
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Mais informações: Jefferson Cabral - jeffersonctennis@gmail.com