Tenistas lutam pela vaga na final nesta noite em Nova York
Da redação em 6 de Setembro de 2018 às 14:15
Foto: USTA/Garrett Ellwood
Na noite desta quinta-feira será possível acompanhar as semifinais da chave feminina do US Open 2018. A partir das 20h, os fãs de tênis presentes na quadra Arthur Ashe poderão acompanhar as partidas que valem vaga na decisão.
O primeiro duelo será entre a americana Serena Williams e a letã Anastasija Sevastova, nunca antes confrontadas no circuito profissional. Grande nome do torneio até aqui, Serena disputa a sua nona semi consecutiva no Aberto dos Estados Unidos e mira o heptacampeonato. Caso consiga, a mais nova das irmãs Williams se tornará a maior vencedora do Aberto dos Estados Unidos na Era Aberta, a frente de nomes como Chris Evert (6) e Steffi Graf (5). Além disso, ela passará também a dividir a liderança de número de títulos de Majors com a australiana Margaret Court, ambas com 24 conquistas.
Em sua primeira participação no Major disputado nos Estados Unidos após o nascimento de sua primeira filha, Serena fez bonito e teve poucas dificuldades para eliminar suas adversárias rodada após rodada. Na estreia, a tenista de 36 anos passou pela polonesa Magda Linette com parciais de 6/4 e 6/0. Na sequência, foram derrotadas tenistas como Carina Witthoeft (6/2 6/2), sua irmã Venus Williams (6/1 e 6/2) e a estoniana Kaia Kanepi. Na terça-feira, ela não tomou conhecimento da cabeça de chave #7 Karolina Pliskova, a superando com um 6/4 e 6/3 em 1h26.
Early in her career, Sevastova retired from tennis due to injuries and disillusionment from the sport.
— US Open Tennis (@usopen) September 4, 2018
She now finds herself in the semifinal of a Grand Slam and this is what it means...#USOpen pic.twitter.com/Ws2ya4mivQ
Tenista de 28 anos, Sevastova têm uma perspectiva diferente. Em caso de vitória nesta noite, ela irá para sua primeira final em torneios disputados nas quadras rápidas. Em sua primeira aparição na semi de Major, ela mantém a marca de apenas três vitórias em dez confrontos contra campeãs de Grand Slam em competições deste nível, o que pesa contra neste momento. A favor, ela tem o fato de se jogar bem em Flushing Meadows, dado o fato de ser uma das duas únicas tenistas a chegar pelo menos às quartas nos últimos três anos.
Primeira letã a ficar entre as quatro melhores no US Open, Sevastova começou sua campanha em Nova York com vitória em três sets sobre a croata Donna Vekic, com parciais de 6/2, 2/6 e 6/3. Depois, ela derrotou nomes como a americana Claire Liu (6/3 e 6/1) e a ucraniana Elina Svitolina (6/3, 1/6 e 6/0). Na última rodada, foi a vez da cabeça de chave #19 bater a atual campeã Sloane Stephens por 6/2 e 6/3.
A semifinal mais jovem da chave feminina do US Open desde 2009 reunirá duas tenistas promissoras e embaladas na competição. Com 23 e 20 anos, respectivamente, Madison Keys e Naomi Osaka duelarão pela quarta vez, com três triunfos anteriores para Madison.
Atual vice-campeã, Keys chega embalada por ficar novamente entre as quatro melhores em um Slam. Para se ter uma ideia, ela foi semifinalista em três dos cinco últimos torneios deste nível, melhor marca no circuito feminino neste período.
Na trajetória neste torneio, Madison passou pela francesa Pauline Parmentier em seu debute com um duplo 6/4. Nas rodadas seguintes, foram superadas a americana Bernarda Pera (6/4 e 6/1), a sérvia Alesksandra Krunic (6/1 e 6/3) e a eslovaca Dominika Cibulkova (6/1 e 6/3). Para concretizar a classificação, ela derrotou na terça-feira a espanhola Carla Suárez Navarro com o placar de 6/4 e 6/3.
It's back-to-back @usopen semifinals for @Madison_Keys!
— WTA (@WTA) September 6, 2018
Defeats Suarez Navarro 6-4, 6-3---> https://t.co/7TP6IQICAn pic.twitter.com/wXhzVHfAHP
Estrela em ascensão, Osaka estreia em semis de Slam nesta noite. Sua campanha em Nova York já tem sido histórica, porque graças ao avanço de seu compatriota Kei Nishikori na chave masculina, o Japão terá pela primeira vez na Era Aberta semifinalistas em ambas as categorias em Majors.
Vigésima cabeça de chave, Osaka bateu a alemã Laura Siegemund por 6/3 e 6/2 em sua partida inicial. Os resultados seguintes foram 6/2 e 6/0 sobre a qualifier Julia Glushko, duplo 6/0 na bielorrussa Aliaksandra Sasnovich e 6/3, 2/6 e 6/4 na cabeça de chave #26 Aryna Sabalenka. Outro passeio aconteceu nas quartas: 6/1 6/1 sobre a ucraniana Lesia Tsurenko em apenas 59 minutos.
#USOpen Statement on Preemptive Roof Closure pic.twitter.com/OO3XiCkbBG
— US Open Tennis (@usopen) September 6, 2018
A organização do torneio anunciou que as partidas desta noite serão disputadas com a cobertura da quadra Arthur Ashe fechada. A razão é a grande possibilidade de fortes chuvas durante o horário das partidas. "