Veja como intimidar sua rival desde o posicionamento de devolução até o impacto com a bola sem nunca perder terreno
Se devolver um saque de Venus Williams já não é tarefa fácil, o que dizer quando se saca contra ela em um 30/40? Se você apenas "colocar" o saque, leva uma patada no pé e já se coloca em posição defensiva desde o início. Se Venus ganhou respeito ao intimidar as adversárias com o saque chapado, na devolução ela não fica muito atrás.
Por ter um saque tão potente, diferentemente de outras tenistas, ela joga sem pressão na hora de devolver o serviço da adversária e sabe usar esse fator com muita inteligência. Ela não procura as linhas em todas as oportunidades, mas prioriza uma devolução funda e no centro, sem dar ângulo para a rival, tampouco deixá-la tomar a iniciativa do ponto. A intenção é pressionar desde a primeira bola e, muitas vezes, quem a enfrenta já se vê tendo que defender antes mesmo de se recuperar após efetuar o serviço.
- Quem está sacando já se apavora com a presença de Venus. Assim como Serena, ela se posiciona da linha de base para dentro da quadra, intimidando a sacadora.
- No momento em que a adversária faz o impacto, Venus já está no ar (depois do Split-step) em sintonia para que quando a bola passe a rede e venha em sua direção, ela já tenha base montada para a devolução.
- Assim que aterrissa, a primeira ação é soltar uma das mãos da raquete ao perceber que o saque vem no lado direito. Mais do que isso, faz um sutil ajuste na empunhadura, sabendo que a bola vem na direita.
- Note que ela dá uma passada larga em diagonal para se posicionar e interceptar o saque que vem aberto.
- O movimento é muito rápido, portanto, a raquete não vai lá para trás do corpo como um golpe normal, mas é encurtado. Ela traz o braço para cima e levemente para trás do ombro direito, faz o apoio final na perna direita mesmo e aponta o ombro esquerdo para a bola.
- Ela intercepta a bola em um movimento que é mais um bloqueio do que um drive verdadeiramente, aproveitando a força do golpe da rival. Apesar do movimento curto e "bloqueado", a terminação é convencional, o que ajuda a bola a cair dentro da quadra no outro lado.
- O fato de antecipar o golpe na diagonal faz com que Venus saia do centro da quadra, então essa devolução deve ser feita com profundidade para que dê tempo de recuperar terreno.