Veja quais jogadas executar nas diferentes situações de uma partida, seja ataque, defesa ou troca de bola
Suzana Silva em 6 de Novembro de 2008 às 09:19
Seqüência 1: Bola alta, funda, com muito spin |
Neste sétimo artigo da série de táticas fundamentais da Revista TÊNIS, você aprenderá mais um truque para melhorar sua capacidade de antecipação e, conseqüentemente, selecionar o golpe ideal para cada momento do ponto disputado. Neste caso, o macete se refere a uma analogia feita entre o tipo de bola que seu adversário dispara e as três cores - vermelha, amarela e verde - de um semáforo. Como isso funciona?
SINAL VERMELHO!
Seu adversário disparou uma bola super difícil, que deixou você desequilibrado para trás: muito alta e funda, ou no canto fundo da quadra. Cuidado! Vermelho! Neste caso, a seleção esperta do golpe será uma bola alta, funda, com bastante spin, que proporcione um tempo extra para recuperar uma posição equilibrada na quadra de novo (seqüência 1). Se o adversário tirou você da quadra e do equilíbrio para os lados e subiu para a rede, cuidado também! Neste caso, vale a pena passá-lo por cima com um lob (seqüência 2) ou, se você estiver muito cansado, arriscar uma bola angulada no "tudo ou nada" .
SINAL AMARELO!
Seu adversário rebateu uma bola de dificuldade média e você consegue golpeá-la numa posição razoavelmente equilibrada, perto da linha de fundo. Atenção! Amarelo! Provavelmente esta ainda não é uma bola que você poderá golpear para matar o ponto. Ainda é preciso trocar mais um pouco para receber uma bola com sinal verde. A velocidade desta troca de bolas vai depender muito dos tenistas em questão, mas você deve golpear as bolas amarelas para o fundo do campo adversário com o objetivo de mantê-lo na defensiva, e alternar - se já conseguir - com algumas bolas anguladas para conseguir desequilibrá-lo (seqüência 3).
Seqüência 3: Bolas no fundo do campo para desestabilizar o adversário |
Seqüência 4: Direcionar a bola para os ângulos da quadra
Seqüência 5: Aproximação na paralela ou no meio da quadra
Seqüência 6: Voleio ou smash para finalizar o ponto
SINAL VERDE!
Finalmente seu adversário não agüentou a pressão, depois que você trocou bolas o suficiente, e acabou deixando uma bola mais fácil para você. Sinal verde! Avançar! Estas bolas são "fáceis", entre aspas, porque você estará mais perto da rede e da linha de fundo da quadra adversária, portanto, saber imprimir rotação à bola (o famoso topspin) é imprescindível. Nesta situação de sinal verde, você pode:
1. Fazer uma bola vencedora direcionada para os ângulos da quadra (seqüência 4). Esta opção de ataque é a escolhida caso a bola do adversário seja curta e alta, dando tempo para você parar a corrida para frente e flexionar os joelhos antes do impacto.
2. Fazer um golpe de aproximação bem fundo na paralela ou no meio da quadra e subir à rede (seqüência 5). Esta opção de ataque deve ser executada se a bola de seu adversário for curta e baixa, obrigando-o a realizar o golpe durante a corrida para frente.
3. Finalizar o ponto com um voleio ou um smash (seqüência 6). Às vezes, a bola vem tão fácil e lenta que vemos jogadores profissionais se anteciparem e golpearem a bola no ar com a preparação de um golpe de fundo (swing volley). Mas, normalmente, voleios e smashes são complementos da jogada iniciada com o golpe de aproximação.
Quanto antes você identificar que bola virá, melhor! É por isso que acompanhar a trajetória dela atentamente é tão importante. Caso encontre dificuldade técnica para executar alguma destas jogadas, vale a pena praticar com um professor capacitado.