Entenda como funciona esta tática muito usada por tenistas espanhóis. O saque aberto no lado da vantagem permite que você tome conta do ponto com o forehand
Ricardo Acioly em 3 de Março de 2008 às 08:52
Saque 1 -Sacador posiciona-se próximo da linha lateral para ter melhor ângulo de serviço
Saque 2 - Ele executa um primeiro saque aberto com muito spin para que a bola quique alta e funda
Saque 3 - Devolvedor é obrigado a responder afastado da quadra, tanto na lateral quanto no fundo
Saque 4 - Com a quadra aberta, o sacador prepara-se para dominar o ponto com a direita
Saque 5 - Aproveitando-se do mau posicionamento do adversário, ele pode atacar qualquer um dos lados
Saque 6 - Se a devolução não for muito eficiente, ele definirá o ponto com facilidade
Durante o Brasil Open e em outros tantos torneios no saibro, você deve ter visto que alguns jogadores, quando vão sacar no lado da vantagem, posicionam-se quase na linha lateral. Aí você se pergunta: "O que ele está fazendo lá?" Fique tranqüilo, ele não é louco, isso é uma tática.
A estratégia é simples. Primeiro, o sacador se posiciona um pouco mais aberto, mais perto da lateral da quadra (por regra, ele não pode ir além da linha lateral para sacar). Com isso, ele obtém um melhor ângulo e força o adversário a devolver longe da quadra. O passo seguinte é atacar de direita a primeira bola.
Para conseguir isto, o sacador vai usar um saque pesado (sempre o primeiro serviço!), com ¾ de força, muito spin e bem angulado. Assim, a bola quicará alta e aberta do outro lado. Isso irá pôr o devolvedor em uma situação difícil, de defesa, pois ele estará batendo a devolução em uma posição que deixa a quadra muito aberta.
Para complicar ainda mais, a estratégia seguinte do sacador é bater de direita, usualmente seu melhor golpe, já na primeira bola. Ou seja, após o saque, ele se posiciona mais para a lateral da quadra, fugindo do golpe de esquerda, e solta a mão com o forehand colocando o outro para correr.
Essa tática força o devolvedor a executar uma resposta complicada, pois atacar a paralela daquela posição é muito difícil. Uma tentativa mal executada de devolver a bola na paralela pode deixar a quadra completamente aberta do outro lado. Com isso, o sacador vai sempre esperar uma devolução cruzada e tomará o controle do ponto já no início e continuará mandando na situação até que consiga um winner ou um erro do adversário.
Enfim, a estratégia é mudar o seu posicionamento na hora de sacar para buscar um melhor ângulo e conseguir sacar pesado, para fora da quadra, atacando de direita já na primeira bola do ponto. Lembramos que esta tática não muito é eficaz em quadras rápidas, pois a devolução pode ser feita mais dentro da quadra e o saque não sobe tanto, e também contra canhotos.
Repare como após um bom saque aberto, o sacador fica com o domínio das ações | O saque obriga o devolvedor a ir para o fundo e para a lateral, abrindo a quadra |