Cadeiras brasileiras / 10ª vez / Copa Davis juvenil / 10% / Contra a Argentina / Melhor ranking / Embalado / 1º título / Itajaí e Londrina / Beach
Da redação em 27 de Outubro de 2014 às 00:00
O Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas de Florianópolis, realizado durante a Semana Guga Kuerten, terminou com quatro conquistas brasileiras. Na categoria Open, Daniel Rodrigues derrotou o canadense Ben Weekes, cabeça 1; na Quad, Ymanitu “Many” Silva bateu o chileno Pablo Araya; na Junior, Fabinho Bernardes ganhou do argentino Facundo Palacio; e Nathália Mayara venceu a chilena Macarena Cabrillana.
Os irmãos Bryan parecem mesmo imbatíveis. Nesta temporada, eles não somente alcançaram seu 100º título na carreira como, com isso, garantiram-se como a dupla número 1 do mundo pela 10ª vez, a sexta em seguida. Os tenistas foram os melhores ao final da temporada em 2003, de 2005 a 2007 e de 2009 até agora. Incrível.
A equipe brasileira da categoria 16 anos formada por Orlando Luz, Felipe Alves e Lucas Koelle conquistou um bom resultado na Copa Davis juvenil realizada em San Luis Potosi, no México. Depois de perder a chance de chegar à semifinal da competição ao ser derrotado pelo França, o time brasileiro venceu a Argentina para garantir o quinto lugar. O campeões, entre os meninos e as meninas, foram os norte-americanos.
O Australian Open anunciou que vai aumentar a premiação para os tenistas em 2015. A organização do Grand Slam australiano afirmou que o acréscimo será de 10% do valor pago nesta temporada, chegando ao patamar de 32 milhões de dólares australianos, ultrapassando a quantia paga por Roland Garros, mas ainda não alcançando a premiação de Wimbledon e US Open. Além disso, eles afirmaram que a quadra Margaret Court também terá teto retrátil, sendo a terceira do complexo com esse sistema.
Depois da espetacular vitória sobre a Espanha pelo Play-off do Grupo Mundial da Copa Davis, o sorteio para os confrontos em 2015 não foi nada favorável ao Brasil, que terá de enfrentar a Argentina fora de casa. “Confrontos entre Brasil e Argentina são sempre muito emocionantes e vibrantes, existe a questão da rivalidade sempre presente em qualquer que seja a esfera de Brasil e Argentina. Espero que a gente possa mais uma vez enfrentar como a gente vem enfrentando confrontos difíceis como este, de forma brava e corajosa como fizemos contra a Espanha no Ibirapuera”, disse o capitão João Zwetsch.
No dia 6 de outubro, Marcelo Melo teve uma boa notícia. Ele alcançou a terceira posição no ranking de duplas da ATP, sua mais alta colocação na carreira. Com isso, o mineiro igualou Bruno Soares, que até então tinha sido o único a atingir essa marca histórica para o tênis brasileiro.
Depois das ótimas vitórias na Copa Davis contra a Espanha, Thomaz Bellucci seguiu para uma série de torneios na Europa. Logo no primeiro, no Challenger de Orleans, ele manteve a boa fase a alcançou a final, mas perdeu para o ucraniano Sergiy Stakhovsky. No entanto, o paulista ainda decidiu jogar duplas e, ao lado de André Sá, venceu o torneio.
No início de outubro, a jovem Nathaly Kurata, de 21 anos, conquistou seu primeiro título como profissional. A brasileira venceu o ITF de Lima, no Peru, ao derrotar a chilena Fernanda Brito por duplo 6/1.
Dois torneios juvenis internacionais movimentaram as quadras brasileiras em outubro e a jovem Thaísa Pedretti foi quem mais se deu bem. A garota de apenas 15 anos venceu as etapas de Itajaí e Londrina na categoria 18 anos. Entre os garotos da mesma faixa etária, Igor Marcondes venceu em Santa Catarina e Gabriel Sidney no Paraná (além de ter ficado com o vice em Itajaí).
Mais uma vez o Brasil provou que é uma das potências do beach tennis mundial. Além de possuir diversos jogadores entre os melhores do mundo, o país recebe torneios cada vez mais importantes. No período de 17 a 21 de setembro, a praia de Santos, no litoral sul de São Paulo, foi sede de um ITF G1, com premiação total de US$ 10 mil, e dos Jogos Pan-Americanos de Beach Tennis. Os jogadores brasileiros foram o grande destaque em todas as categorias das competições. Confira abaixo os resultados das categorias profissionais:
RESLTADOS |
G1 Vinícius Font (BRA) e Alex Mingozzi (ITA) v. Marcus Ferreira e Thales Santos (BRA) 3/6, 6/4 e 62/ |
Pan-Americano Marcus Ferreira e Thales Santos (BRA) v. Jorge Penalver e Pedro Joana Cortez e Vinícius Font (BRA) v. Flávia Muniz e Thales Santos (6/3 e 6/2 |